Dia da Gratidão marca as comemorações de final de ano no TRE-PE

Dia da Gratidão

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, com o apoio da sua equipe, implantou, pela primeira vez, o Dia de Gratidão para marcar as festas de final de ano do Órgão. Foi realizada uma palestra pelo professor Humberto Vasconcelos, além da emocionante apresentação da Orquestra Juvenil de Santo Amaro. "O professor Humberto é um homem que passou por aqui e marcou época por tudo o que ele representa como ser humano, sempre generoso e caridoso", afirmou na ocasião o presidente Antônio Carlos.

Confira abaixo a transcrição dos melhores momentos da palestra:

1. A gratidão foi de certa maneira definida por Santo Agostinho, quando se referiu não a gratidão, mas a ingratidão, declarando que a ingratidão dos homens produzia um desgaste, um desgosto, nos espíritos nobres, nas almas que realmente já atingiram a dimensão do espírito humano, aquela dimensão de grandeza e Jesus viu os seus discípulos, mas que, nós que nos dizemos seguidores temos uma certa dificuldade de perceber. Então, falando sobre ingratidão e dizendo deste desconforto que ela traz, e produz nas almas nobres, eu acho que o Santo já disse por nós tudo quanto se poderia dizer sobre gratidão, que passa a ser inclusive uma espécie de dever para aqueles que tem realmente a dimensão do que representa o bem da vida.

2.Você está se referindo a um jurista Antônio Nóvoa. É um jurista português que fez menção exatamente a esse nível de gratidão, louvando a felicidade da língua portuguesa numa aula magna que ele proferiu na universidade de Brasília, acho que o ano passado. Ele se refere ao chamado tratado da gratidão de Tomás de Aquino, e eu inclusive deverei mencioná-lo nas minhas palavras, porque essa presença dele entre nós, e essa fala dele, circulou na internet e fez com que nós realmente começássemos a perceber essa realidade tão bonita. Então é isso mesmo, nós temos um português especial, por que existe na nossa língua portuguesa no Brasil aquilo que chamamos de subconsciência afetiva da língua portuguesa. Isso é uma tese de um velho professor do colégio Pedro Segundo, do Rio de Janeiro. Subconsciência afetiva da língua portuguesa no Brasil, que transforma a nossa linguagem em determinados momentos, quase uma meta linguagem em que realmente você fala simbolicamente, você enriquece a sua comunicação com metáforas e em vez de simplesmente você transmitir significado, você transmite significações. Só em Português dizemos OBRIGADO. Nas outras línguas a gratidão não tem tanta responsabilidade, tanto peso. Em espanhol dizemos "gracias". Dar graças não é a mesma coisa de se sentir obrigado a ter gratidão.

3. As almas realmente gratas elas têm o que dar. Existe um filósofo alemão que diz uma coisa que parece óbvia: "Só dá aquele que tem algo para dar". Então, o gesto de gratidão não depende do outro, depende da pessoa que dá.





ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido