Escola Judiciária do TRE-PE promove palestra sobre Sistemas Eleitorais Brasileiros

Escola Judiciária do TRE-PE promove palestra sobre Sistemas Eleitorais Brasileiros

Na tarde desta quinta-feira (08/10), A Escola judiciária (EJE), do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promove palestra que aborda o tema "Democracia 2.0, Representatividade e Sistemas Eleitorais Brasileiros" com o Professor Alexandre Basílio Coura, direcionada para alunos do curso de Direito e servidores do TRE-PE.

Na ocasião, o palestrante falou sobre a evolução dos códigos eleitorais e fez alguns questionamentos aos presentes, tais como, "Você sabe votar? O voto deveria ser facultativo? Logo após explicou a diferença entre Democracia Direta e Indireta. "Atualmente no Brasil temos uma democracia praticamente indireta, pois as iniciativas partem do Congresso", diz.

Além disso questiona as causas da abstenção nas eleições do Brasil, e diz que a "corrupção, as regalias e outros problemas revoltam os eleitores. No entanto, o problema não é só no Brasil. No mundo todo já existem movimentos onde a vontade do povo seja respeitada e a democracia participativa é uma tendência mundial". Dentre estes movimentos existe a "criação online de partidos, com assinaturas de eleitores onde votam em ideias e não em pessoas", Conclui o palestrante.

 

 

 

 

 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido