Facebook
Twitter
Youtube
Rss

Imprensa

22 de setembro de 2015 - 18h20

Capacitação - Plano de logística sustentável

Resultados da capacitação para o Plano de Logística Sustentável

Nos dias 9 e 10 de setembro, o TRE-PE realizou a capacitação “PlanodeLogística Sustentável - Desafiose Possibilidades”, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região. O evento foi prestigiado por servidores de 21 Tribunais, sendo 20 da região Nordeste e um da região Norte, além de outras cincoinstituições que solicitaram inscrição.

Durante os dois dias do evento, 128 técnicos e gestores discutiram temas relacionados à implantação da Política de Sustentabilidade no Poder Judiciário, prevista na Resolução CNJ nº 201/2015. O evento foi conduzido porservidores públicos do STJ, TCU, AGU, TRT8, TJDFT, FNDE, Embrapa e do próprio TRE-PE, que atuaram como palestrantes, revelando experiências exitosas em responsabilidade socioambiental desenvolvidas em suas instituições, algumas das quais premiadas nacionalmente.

Ao final do primeiro dia, o convidado especial Tião Santos (protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, que concorreu ao Oscar em 2010, e autor do livro “Do Lixão ao Oscar”, que conta sua trajetória), fez uma palestra impactante, que emocionou a todos.

Na tarde do segundo dia, foram realizadas Oficinas para elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS), sob a coordenação de Ketlin Feitosa (STJ) e Adriana Tostes (TJDFT).

A Resolução CNJ nº 201/2015 trouxe diretrizes para estruturação da gestão socioambiental nos Tribunais e incluiu o Plano de Logística Sustentável (PLS), instituído pelo Poder Executivo, atendendo a recomendações do Tribunal de Contas da União. O PLS é um instrumento de planejamento estratégico, que permite estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade para uma melhor eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho, partindo de uma visão sistêmica da instituição.

Os participantes fizeram sua avaliação ao final do evento, em sete aspectos. O percentual de conceitos Excelente e Bom foram atingidos conforme dados abaixo:

  • Organização e Coordenação do evento: 100%

  • Programação: 100%

  • Local das palestras: 98%

  • Palestrantes e Palestras: 80 a 100%

  • Local das Oficinas: 58%

  • Método das Oficinas: 94%

  • Aplicabilidade no serviço: 100%

Participaram servidores dosTREs de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão, TRF da 5ª região, TRTs da 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 13ª, 16ª, 19ª, 20ª e 21ª regiões,e TJsde Pernambuco, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ainda houve representantes da Prefeitura do Recife, Fundação Getúlio Vargas, Advocacia Geral da União, UFRPE e UPE.

O conteúdo das palestras apresentadas podem ser acessadas nos links abaixo.

Contratações sustentáveis sob a ótica do controle externo - TCU

Educação ambiental em espaço corporativo - Embrapa

Guia de contratações sustentáveis - Justiça do Trabalho

Licitações sustentáveis - AGU

Licitações sustentáveis - Justiça do Trabalho

Painéis de monitoramento dos indicadores de consumo e gastos - TJDFT

Plano de logística sustentável - FNDE

Programa de responsabilidade socioambiental - TRE-PE

Raízes - Ketlin Scartezini

Reciclagem e sustentabilidade atual - Tião Santos

Gestor Responsável: Assessoria de Comunicação Social +