Reunião sobre Biometria teve cobertura da imprensa local

TRE-PE convoca juízes para reunião sobre Biometria

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco(TRE-PE) realizou reunião com os juízes eleitorais do Estado sobre a revisão do eleitorado com biometria. O encontro aconteceu na quinta-feira(04), às 10 horas. Realizaram apresentações o presidente do TRE-PE, Antônio Carlos Alves da Silva; o presidente da Comissão Executiva de Biometria, Eduardo Lucas; o corregedor eleitoral, Paulo Victor Vasconcelos de Almeida; o assessor da corregedoria, Orson Lemos; a ouvidora eleitoral, Érika Ferraz e a assessora de imprensa do TRE-PE, Rosa Miranda. As emissoras da TV Globo, Brasil, Clube cobriram o evento, juntamente com a Rádio Jornal do Commercio.

O presidente do TRE-PE abriu o encontro mostrando a importância dos juízes presentes nas suas funções no eleitorais e apelou para a agilização da Biometria nos municípios que se encontram em atraso, cujo encerramento será em 31 de março e sem prorrogação. " É fundamental que o juiz  abrace o eleitoral e divulgue a importância do recadastramento biométrico na sua cidade", ressaltou Antônio Carlos.

Em seguida, o corregedor Paulo Victor Almeida enfocou os aspectos jurisdicionais do processo revisional. Enquanto o assessor Orson Lemos exibiu em PowerPoint os aspectos técnicos do cadastramento, tais como a importância quanto à comprovação do domicílio eleitoral e, ainda, sobre a estrutura da sentença revisional. A ouvidora Érika Ferraz, por sua vez, destacou que a ouvidoria não é só procurada para reclamações pelo eleitor, mas sobretudo, para a eliminação de dúvidas acerca do recadastramento. Já o presidente da Comissão Biométrica, Eduardo Lucas, abordou as estratégias a serem utilizadas para os últimos dias da revisão do eleitorado.

A ouvidora Érika Ferraz, por sua vez, destacou que a ouvidoria não é só procurada para reclamações pelo eleitor, mas sobretudo, para a eliminação de dúvidas acerca do recadastramento. Já o presidente da Comissão Biométrica, Eduardo Lucas, abordou as estratégias a serem utilizadas para os últimos dias da revisão do eleitorado.
Ele descreveu a situação atual do procedimento biométrico no Estado, mostrando que dentro de um total de  1.225.825 eleitores nas 24 cidades pendentes com a revisão, 645.815 já foram atendidas, restando 714.917 até o prazo final. " Quixaba e Solidão já foram concluídas. Nossa principais estratégias são a priorização dos chamados técnicos relativos à Biometria; a mobilização de magistrados, servidores e gestores do TRE-PE para a rápida resolução de problemas; o plano de recrutamento e alocação de contingência de pessoal para o apoio aos locais mais críticos, durante todo o mês de março e a manutenção da estrutura de atendimento dos postos, após 31 de março" afirmou Eduardo.

No final a assessora da ASCOM, Rosa Miranda, agradeceu a presença dos magistrados, oferecendo apoio na divulgação da Biometria nos municípios. "Nossa equipe pode fazer atendimento via email ou telefone, como foi feito com o juiz de Petrolina", explicou. Todos os juízes receberam pastas com material informativo das palestras e com os contatos para comunicação com os setores da sede do TRE-PE.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido