Diretora-geral do TRE-PE participa de encontro de Diretores da Justiça Eleitoral para avaliação das Eleições 2016

Diretora-geral do TRE-PE participa de encontro de Diretores da Justiça Eleitoral para avaliação ...

A diretora-geral do TRE-PE, Isabela Landim participa do encontro que reúne os diretores-gerais da Justiça Eleitoral para "Avaliação das Eleições", que vai dar subsídio para o planejamento do pleito geral de 2018.

Na abertura do evento, o diretor do TSE, Maurício Melo, falou que as próximas eleições têm de ser planejadas de acordo com a crise e a realidade econômica pela qual o País está passando. Disse também que, essa situação vai exigir preparar a Justiça Eleitoral para um tempo novo e difícil e que um bom planejamento e a experiência já adquirida em gerenciar cortes no orçamento vão contribuir para a superação das dificuldades. Maurício Melo explicou que as eleições suplementares que serão realizadas a partir do ano que vem já serão um bom teste na forma de se conter despesas e gerenciar recursos.

O diretor-geral do TSE, avaliou que as eleições municipais deste ano transcorreram de forma muito tranquila graças à eficiência de todos os TREs e o produto do trabalho competente que vem sendo disseminado ao longo do tempo na Justiça Eleitoral. Afirmou que o objetivo da Avaliação das Eleições é fazer um balanço da eficácia das decisões e ações sugeridas em 2014, análise qualitativa e quantitativa dos números de 2016 e o início do planejamento para as Eleições 2018, com viés na crise pela qual o Brasil está vivenciando.

Durante a manhã de hoje foram apresentados os assuntos relacionados à Comunicação pela assessora da Ascom do TSE, Giselly Siqueira. Ela informou que foram implementadas nas Eleições 2016 em sua área, algumas ferramentas novas, destacando que, pela primeira vez, o Centro de Divulgação das Eleições (CDE) não utilizou papel para repassar informações aos jornalistas. O CDE adotou o mídia indoor e, por meio de monitores de TV, publicou todos os informes necessários ao trabalho dos jornalistas.

Nem mesmo os boletins com as ocorrências do dia da eleição, com o número de prisões de candidatos e de eleitores, e funcionamento das urnas foram impressos. Eles foram encaminhados aos profissionais de imprensa por meio de compartilhamento na nuvem. Com essas novas ferramentas, o CDE economizou mais de duas mil folhas de papel em cada turno do pleito e durante toda a cobertura jornalística das eleições não precisou usar máquina copiadora.

Outra novidade nas eleições municipais deste ano foi a transmissão de entrevistas coletivas e sessões de julgamento por meio de redes sociais e o acesso de um número bem maior de eleitores e profissionais de imprensa a essas novas mídias.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido