Facebook
Twitter
Youtube
Rss

Imprensa

10 de agosto de 2017 - 17h30

Visita de equipe do CEMEL do TRE-PE ao TJPE

Equipe do Centro de Memória do TRE-PE faz visita técnica ao Memorial de Justiça do TJPE

A comissão do Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco (CEMEL), representada pelos servidores Liziane Maggi e Gilvan Mendonça e pelos estagiários Amanda Franca e Heribaldo Lopes, realizou visita técnica, na última sexta (04) ao Memorial da Justiça de Pernambuco, do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE).

A visita teve o objetivo de levantar informações relativas a ações de conservação e restauração de documentos históricos realizadas pelo TJPE, além de observar dados relativos ao projeto Memorial Digital em andamento, daquele Tribunal.

A ação possibilitou à equipe do TRE-PE analisar o processo de manuseio e preservação documental, de higienização e velatura (método de restauração e reforço de documentos), entre outros. O Memorial Digital do Tribunal de Justiça de Pernambuco foi desenvolvido com as finalidades de digitalizar, preservar e disponibilizar via internet o acervo documental do Poder Judiciário Pernambucano. O projeto, financiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), conta com o apoio do presidente do TJPE, des. Leopoldo Raposo, e suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC). Estima-se que em janeiro de 2018, pesquisadores de todo país e do mundo, tenham acesso ao acervo do Justiça pernambucana.

A equipe do CEMEL do TRE-PE estuda a melhor forma de inserir a mesma tecnologia no Tribunal, de modo a facilitar a busca, pelos interessados, de dados sobre a história eleitoral do Estado.

“Espero que os pesquisadores, interessados no processo eleitoral brasileiro, tenham uma nova ferramenta e que esta possa auxiliá-los em seus trabalhos. Possibilitar acesso a informação a todos os pesquisadores em qualquer lugar do mundo, é o que eu desejo”, assegurou Liziane Maggi.

Gestor Responsável: Assessoria de Comunicação Social +