Eleitor do Futuro termina 2017 em grande estilo

Eleitor do Futuro termina 2017 em grande estilo

TRE-PE - Eleitor do Futuro em Caruaru 2017

Contra a apatia, arte. Para afastar a descrença, música. Em  defesa da democracia, arte, música, teatro, palestras, histórias de superação pessoal. Tudo com o objetivo de mobilizar jovens e adolescentes e mostrar que só através da participação política é possível transformar o País.


Num momento em que o Brasil vive uma de suas maiores crises de natureza ética, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) fechou em grande estilo a temporada 2017 do Programa Eleitor do Futuro. A euforia tomou conta do  Senac, em Caruaru, na última quarta-feira (06/12).  Num auditório lotado com quase 700 alunos de escolas públicas, sobraram exemplos de que, sim, podemos acreditar num País melhor.


A emoção começou às 9h45, quando um menino, o pequeno e talentoso músico Vinícius Amorim (Vini), com a sanfona no colo, tocou o Hino Nacional. O presidente do TRE-PE, Luiz Carlos Figueirêdo, então, deu a tônica do evento. Falando para uma plateia atenta, disse: "Nossa proposta não é apenas a de ensinar como se aperta o botão da urna eletrônica. Queremos mostrar a importância da democracia, que só será fortalecida com a participação de vocês, jovens. Vocês têm que ser os protagonistas de todo este processo para que a gente possa mudar a realidade do nosso País".

Encerrado o discurso, o maestro Bitonho, cuja a história serve de inspiração para muitos jovens, subiu ao palco para reger sua orquestra. Mais emoção. Diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE, que executa o projeto), o desembargador Delmiro Campos tomou a palavra para enaltecer o papel da juventude. "Tenham a consciência de que a responsabilidade social e a política nasce na casa de vocês, na rua de vocês, nos bairros de vocês. Usem as redes sociais para protestar, para cobrar. Vocês são os responsáveis diretos pelo o que está por vir", alertou. A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, seguiu a mesma linha de Delmiro e orientou a todos para que usassem seus smartphones para o bem da cidadania.


E, após um dos garotos recitar um cordel que, em seus versos, dizia "lutamos por igualdade na atual desigualdade da Nação", veio mais música. Na realidade, uma apresentação de dança que celebrava a igualdade entre os povos, um belo trabalho da Escola Referência em Ensino Médio Manoel Bacelar, de Riacho das Almas. "Foi algo bastante produtivo. Saiu de nosso cotidiano", disse, após a apresentação, a aluna Olga Regina Cavalcanti, visivelmente emocionada.


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Caruaru, Felipe Sampaio, também aproveitou o evento para exaltar a importância dos jovens no processo democrático, sobretudo para superar a crise que o País vive atualmente.

Ainda durante o evento, mais alunos contaram suas experiências, mais escolas se apresentaram, peças e esquetes foram encenadas, autoridades foram citadas e enalteceram o Eleitor do Futuro. A linda Orquestra de Violinos de Crianças de Caruaru brindou a plateia com músicas clássicas e populares. Já o juiz da Vara Regional da Infância e Juventude de Caruaru, José Fernando Souza Santos, contou sua espetacular história de vida. Revelou que foi abandonado ainda bebê numa caixa de sapato. Não fosse pelo amor daquela que se tornou sua mãe, não estaria ali, naquele palco, dando uma demonstração clara de fé no futuro. "As oportunidades de sua vida quem cria é você", disse.

O momento mais emocionante de todo evento, no entanto, aconteceu quando o servidor do TRE-PE Eduardo Japiassu subiu ao palco. Japiassu é o motor criativo do Eleitor do Futuro, o homem que dá toda coloração artística ao programa. Diante dos olhares daqueles meninos e meninas com quem havia ensaiado tanto nas últimas semanas, Japiassu, bom ator que é,  falou, sorriu, provocou e, para delírio de adultos, jovens e crianças, sintetizou numa frase o sentimento que tomou conta do Senac naquela manhã: "A vida não basta ser vivida. Tem que ser sonhada". O Programa Eleitor do Futuro, que, em Pernambuco, já atendeu a 60 mil jovens desde 2011, continua em 2018.

icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido