Novo desembargador do TRE toma posse dia 11

Novo desembargador do TRE toma posse dia 11

Novo desembargador do TRE toma posse dia 11

 O juiz titular da 24ª Vara Cível (seção A) do Recife e da comarca de Fernando de Noronha, Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho, será o novo desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para o próximo biênio.
Ele substituirá o juiz José Henrique Dias, cujo mandato de desembargador eleitoral terminou no último dia 3 de novembro. A posse de Gabriel Cavalcanti ocorre no próximo dia 11, no pleno do TRE. Na ocasião, ocorrerá também a votação para escolha do novo desembargador-corregedor.
O futuro desembargador eleitoral é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), advogou durante dois anos e entrou na magistratura em 1991, aos 26 anos. Foi juiz das comarcas de Ibimirim e Inajá, onde coordenou as eleições de 1992. Dois anos depois, já em Alagoinha e Pesqueira, coordenou o pleito de 1994. Antes de chegar à 5ª Zona na capital, em 1995 exerceu o cargo de juiz eleitoral em Jaboatão dos Guararapes.
Em 2011 e 2012, Gabriel Cavalcanti foi o juiz da 5ª Zona Eleitoral e da Propaganda Eleitoral no Recife. Dois anos depois, coordenou a chamada votação paralela realizada pelo TRE. A votação paralela é uma espécie de auditoria para checar o funcionamento e a segurança do sistema eleitoral.
No processo de escolha no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em outubro passado, Gabriel Cavalcanti obteve 42 dos 44 votos. Com 52 anos, ele é recifense, casado, tem dois filhos e é torcedor e conselheiro do Náutico. "Minha missão é contribuir para um processo eleitoral no qual o eleitor possa expressar livremente sua escolha. Quero ajudar a permitir que todos atores envolvidos recebam decisões céleres e justas para aprimorar o modelo democrático no qual a Justiça Eleitoral é a instituição essencial", disse o futuro desembargador.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido