Presidente do TRE recebe título de “Destaque Jurídico do Ano de 2016” do Clube das Pás

Presidente Antônio Carlos foto oficial

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, vai receber o título de “Destaque Jurídico do Ano de 2016” pelo Clube das Pás. A homenagem é pelo reconhecimento à condução das eleições municipais em todo o Estado.O evento acontece no próximo sábado (28/01/2017), às 22 horas.

“As eleições municipais de 2016 foram uma das mais tranquilas e democráticas já realizadas em Pernambuco, graças à condução dada pelo TRE-PE, sob a presidência do desembargador Antônio Carlos”, declarou o presidente do Clube das Pás, Rinaldo Lima.

O presidente do TRE-PE será recebido por passistas da Escolinha de Frevo do Clube, ao som da orquestra da casa. Na ocasião, o desembargador receberá uma placa e um certificado do título, e sua esposa um buquê de flores. " É muito gratificante ter o trabalho reconhecido e por um clube tão tradicional chega a ser uma honra", afirmou emocionado o presidente Antonio Carlos.

A homenagem vai ocorrer durante o tradicional Baile do Havaí, e a entrada custará R$ 15,00 (homens) e R$ 10,00 (mulheres), mais um quilo de alimento não perecível para doação à instituição beneficente presidida pela esposa do desembargador, Zilma Maria Lustosa da Silva.

A instituição chamada de Cezil, cuida de 400 crianças carentes, em Belém do São Francisco, sertão de Pernambuco, oferecendo atividades educativas e apoio emocional. Para doações entrar em contato com Zuleide no número 99964 8737.

A iniciativa dessa homenagem é inédita, e foi organizada pelo presidente do Clube das Pás. Além, do presidente do TRE-PE outras personalidades pernambucanas que têm prestado relevantes serviços ao Estado, receberão essa honraria. O Clube das Pás é uma das mais antigas agremiações carnavalescas do País, e foi fundado em 19 de março de 1888, em pleno carnaval e a menos de dois meses da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel.

 

História de vida inspiradora

 

O desembargador meninão" é como o atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco é chamado tantos pelos colegas magistrados, como pelos funcionários dos tribunais onde atua. "Não me importo", diz o desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, 66. E explica: "quando fico com raiva, o bico cresce". O apelido também é por conta do seu espírito brincalhão. "Eu perturbo tudo que é desembargador, servidor. Sou sessentão, mas tenho cara de 50", fala todo orgulhoso.

Tanta jovialidade e tamanho bom humor escondem uma história de vida de privações e sacrificada. O recifense conta que, durante sua infância, almoçava e jantava farinha branca molhada com cebola "porque não tinha o que comer". Diz que começou a trabalhar aos 11 anos para ajudar os pais. Já foi serviços gerais, estoquista, vendedor. No Tribunal de Justiça, foi auxiliar de portaria, varreu chão de tribunal, foi escrivão, oficial de Justiça e administrador de fórum.

O torcedor do Santa Cruz tinha quase 40 anos quando se formou em Direito e deu início a sua trajetória rumo ao cargo de desembargador. Há cerca de três meses, o ex-servente assumiu a presidência do TRE-PE. "O homem lá de cima fez um destino bom para mim", sorri. "Sempre quis alcançar um objetivo, que era dar conforto a minha mãe. Fiz tudo isso para compensá-la, mas não tive essa felicidade porque, com 50 anos, ela morreu. Mas continuei perseguindo [esse objetivo] para que, quando tivesse família, ela não passasse pelo que passei", fala.

 

Saiba mais:

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/10/16/presidente-do-tre-pe-desembargador-meninao-ja-varreu-chao-de-tribunal.htm

 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido