Heróis da Biometria: André Alves de Alencar

Heróis da Biometria: André Alves de Alencar

Chefe do cartório de São José do Belmonte: André Alves de Alencar

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco vem acompanhando as performances de chefes dos cartórios de Pernambuco através do alcance das metas no que se refere ao atendimento biométrico. A Assessoria de Comunicação está fazendo uma série de reportagens para mostrar o resultado do trabalho realizado pelas Zonas Eleitorais durante o cadastramento biométrico. Um desses chefes é de São José do Belmonte, distrito subordinado ao município de Vila Bela, localizado no Sertão de Pernambuco. A cidade tem 27.832 mil eleitores e já foram atendidos 10.745 mil, ou seja, 38,6% do eleitorado. São José do Belmonte está entre as cidades que conseguiram as melhores atuações na biometria. O município foi fundado em 1856, devido ao surgimento de uma doença que se alastrou pelo sertão, então um fazendeiro prometeu que a doença não iria chegar na sua fazenda, então ergueu uma capela para São José. 

O sistema biométrico foi determinado em 2015 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem o objetivo de garantir a segurança, através das impressões digitais, tornando as eleições mais seguras e evitando fraudes. As medidas utilizadas pelo chefe do cartório de São José do Belmonte, 74º Zona Eleitoral, André Alves de Alencar, foram a ampliação do horário de atendimento em duas horas; divulgação contínua da biometria na rádio, nos blogs da cidade e nos grupos de Whatsapp; visita constantemente às escolas de ensino médio; parceria com a Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e com os agentes de saúde do município para ceder servidores; parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade; mesários, policiais e professores não precisaram agendar e tem preferência para o atendimento; os mesários puderam trazer 10 pessoas por dia sem precisar agendar e tiveram atendimento prioritário.

"O eleitor que procurar o cartório eleitoral de São José do Belmonte só pode sair ou com a biometria realizada ou já com data para fazer a revisão biométrica. Outra meta que deu certo foi a criação de uma máquina virtual na agenda de atendimentos, para aumentar a quantidade de vagas" enfatizou André Alves. 

O presidente do TRE-PE, desembargador Antônio Carlos Alves da Silva fala sobre a importância do trabalho desses servidores: "Isso é um reconhecimento daqueles que estão lidando diretamente com o eleitor. É uma comprovação que se pode fazer muito com tão pouco. Esses servidores são um exemplo de superação.", afirma o presidente. 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido