Heróis da Biometria: Mário de Medeiros Neto

Heróis da Biometria: Mário de Medeiros Neto

  Heróis da Biometria: Mário de Medeiros Neto

Em janeiro de 2017, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, começou o cronograma para fazer as instalações de postos e realizar da biometria nas cidades de Pernambuco. O TRE-PE está analisando o desempenho dos chefes de cartório dos municípios no Estado. Um desses chefes é de Agrestina, localizado no Agreste de Pernambuco, que teve uma das melhores performances no cadastramento biométrico.

O município de Agrestina tem 20.017 mil eleitores, desse total, 7.858 mil já foram atendidos, ou seja, 39,2% do eleitorado. A cidade foi fundada no final do ano de 1845, quando o sertão sofreu com uma seca devastadora, vários sertanejos começaram a migrar para o agreste e também para o litoral pernambucano. Agrestina era uma pequena fazenda, na qual, jorrava água espontaneamente do terreno, um grupo de sertanejos se instalaram perto e fizeram um poço para abastecer a população e animais.

Entre as medidas utilizadas pelo chefe do cartório de Agrestina, Mário de Medeiros Neto, estão as reuniões com o prefeito para solicitar apoio logístico, tendo como resultado na sessão de cinco servidoras, carros de som divulgando a biometria pelo município e disponibilizando  três postos de agendamento na sede da prefeitura, Secretária de Ação Social e Secretária da Mulher;. Além disso, fez reuniões também com a Câmara Municipal, para conscientizar os vereadores sobre a importância da biometria,  tendo o comprometimento de cada um deles em atuar nas suas bases eleitorais e  fazer abertura de posto de agendamento na sede da Câmara Municipal.

 O cartório da 86ª Zona Eleitoral de Agrestina para mobilizar a sociedade a participar do recadastramento biométrico, enviou ofícios à rádio comunitária local, aos blogs de maior audiência no Município, a TV Asa Branca, afiliada a Rede Globo, no qual, realizou matéria orientando a população sobre os procedimentos necessários para biometria e as consequências do não comparecimento. O chefe do cartório, Mário de Medeiros Neto solicitou 15 faixas ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, que foram afixadas em vários locais nas zonas urbanas e rurais do município.

  No dia 26 de abril de 2017, aconteceu uma audiência pública, com a presença das lideranças políticas e comunitárias no salão do Júri do Fórum do Judiciário de Agrestina, a fim de buscar o apoio das pessoas formadoras de opinião e esclarecer dúvidas do eleitor. Após a audiência os representantes da oposição também instalaram um posto de agendamento na Fundação Emília Pinheiro.

 O horário de atendimento nos posto do recadastramento biométrico de Agrestina foi ampliado, no dia 02 de abril, para  funcionar das 8hs até 17hs. Para poder atender maior número de eleitores, está sendo feito rodízio dos servidores em duas turmas (manhã e tarde).  Os eleitores que são atendidos, recebem a orientação para informarem aos seus parentes e amigos que ainda não compareceram ao recadastramento biométrico sobre a necessidade de fazê-lo .

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido