Trabalho desenvolvido em parceria com o TRE-PE é apresentado em Fórum Internacional

Trabalho desenvolvido em parceria com o TRE-PE é apresentado em Fórum Internacional

Trabalho desenvolvido em parceria com o TRE-PE é apresentado em Fórum Internacional

A Gestão dos Resíduos Sólidos na Justiça Eleitoral de Pernambuco é o título do trabalho apresentando em formato de pôster no 8º Forum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS), que está ocorrendo em Curitiba-PR e vai até o dia 14/06.

O FIRS é um dos mais importantes eventos técnico-científicos realizados no Brasil sobre temáticas relacionadas a resíduos sólidos. Apresenta uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial. Tem como principal meta contribuir com a criação de um espaço para a troca de conhecimentos e experiências no âmbito da gestão de resíduos, produção mais limpa e avaliação de ciclo de vida, bem como o estabelecimento de um mercado para a reciclagem e recuperação de resíduos, transformando estes em co-produto com valor agregado e incorporando a difusão de políticas e programas que promovam relações comerciais sustentáveis.

O trabalho apresentado é parte da pesquisa da Mestranda Susanne Galeno, da Universidade de Pernambuco-UPE, desenvolvida em parceria com a Comissão Socioambiental deste Tribunal. Retrata a visão dos servidores sobre os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Socioambiental, com recorte sobre a gestão de resíduos sólidos.

Os resultados são muito bons e mostram que a Gestão de Resíduos Sólidos foi ampliada para todo o Estado, tendo por meio o Programa de Logística Compartilhada de Veículos, implantado pela SOCIAMB em parceria com a SETRANS. Tal Programa vem possibilitando economia significativa de recursos e evitando a emissão de gases de efeito estufa resultantes do deslocamento de veículos e da "incineração" de documentos.

A dissertação com os resultados completos da pesquisa será apresentada à Banca Examinadora no próximo mês, após o que os resultados e as contribuições da Pesquisa serão compartilhadas com o TRE, a fim de subsidiar a elaboração do Plano de Educação para a Sustentabilidade, ação constante no Plano de Logística Sustentável deste Tribunal.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido