Eleitor do Futuro com o Presidente faz palestra em Fernando de Noronha

Eleitor do Futuro com o Presidente faz palestra em Fernando de Noronha

Várias imagens juntas das dicas do Eleitor do Futuro

Nesta quinta-feira, (25.05), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, faz palestra do Programa Eleitor do Futuro, às 16 h, em Fernando de Noronha. O evento acontece na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arquipélago Fernando de Noronha. O diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PE, desembargador Delmiro Campos, também participa do evento com sua equipe.

A partir de 2017, pela primeira vez, o Programa Eleitor do Futuro conta com a presença do gestor maior do TRE-PE, o presidente Antônio Carlos Alves da Silva como palestrante. Os alunos poderão dialogar e tirar dúvidas sobre o processo eleitoral com o gestor. A palestra terá duração de no máximo 40 minutos com mais uma hora para as dúvidas.

O principal objetivo do Programa Eleitor do Futuro é promover o exercício da cidadania entre crianças e adolescentes a partir de seu envolvimento responsável com as questões éticas, políticas, sociais e jurídicas do exercício do voto. Participam do programa os alunos de 12 a 16 anos de escolas públicas e particulares.

A cada eleição, está diminuindo o número de jovens entre 16 e 18 anos que optam por tirar seus títulos. Nos últimos quatro pleitos, em Pernambuco, o índice nessa faixa etária, que é contemplada com o voto facultativo, caiu 42%. O problema é ainda maior se considerarmos apenas os jovens de 16 anos, dos quais quase 56% decidiram adiar sua entrada no sistema eleitoral. A tendência se intensificou após os escândalos divulgados em 2012 e a onda de protestos ocorrida em 2013.

A Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PE implantou desde 2006 o Programa Eleitor do Futuro que tem como principal objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da cidadania e da participação política de maneira responsável na construção de uma sociedade mais justa e solidária, cujas palestras são realizadas por servidores do tribunal em diversas cidades do Estado de Pernambuco.

Em 2016, o programa alcançou mais de 2.000 mil alunos de municípios como Santa Filomena, Santa Cruz, Ipubi, Ouricuri, Araripina, Granito, Trindade e Exu. As palestras foram iniciadas através da parceria da Gerência Regional de Educação de Araripina com a Escola Judiciária Eleitoral.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido