Debate sobre empoderamento feminino acontece no TRE-PE

TRE-PE - Debate Empoderamento Feminino Estudantes e banca julgadora

Nesta quarta-feira (24/03), foi realizado o debate formal sobre o Empoderamento da Mulher nas Relações Internacionais e na Política Brasileira pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos e a Faculdade Damas, na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. A abertura do evento foi feita pelo presidente do TRE-PE, Antônio Carlos Alves da Silva e pelo diretor da EJE, desembargador eleitoral Delmiro Campos.

Antes do início do debate, o consulado dos EUA exibiu um vídeo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Dois grupos de estudantes do curso de Relações Internacionais da Faculdade Damas participaram do debate, com a finalidade de argumentar se há a necessidade da existência do sistema de cotas no Brasil para promover e aumentar a participação feminina na política. O grupo afirmativo foi composto pelos estudantes: Ingrid Araújo, Mariana Moreira, Stephanie Moura e Marlos Garcia. E o grupo negativo foi composto pelos estudantes: Wesley Siqueira, Mateus Nascimento, Marcela Rolim e Jéssica Tavares.

A banca julgadora foi composta pela desembargadora eleitoral, Érika Ferraz; o cônsul-geral dos EUA, Richard Reiter; o presidente da OAB, Ronnie Preuss; o coordenador do curso de Relações Internacionais da Faculdade Damas, Thales Castro e a jornalista, Graça Araújo, que definiram o grupo afirmativo como o vencedor.

Graça Araújo falou da experiência de participar do evento e do formato do debate. “Eu gostei demais, os dois grupos trouxeram informações importantes, dados estatísticos e conseguimos debater, refletir sobre a importância do tema. E foi interessante o formato do debate, onde um grupo foi obrigado necessariamente a fazer a defesa da cota e o outro ser contrário a ela. Então pra mim foi um prazer ter participado, foi bom o debate, aumentou meu nível de informação sobre o assunto cotas para as mulheres na política”, afirmou a jornalista.

O presidente da OAB-PE, Ronnie Preuss também falou de como foi participar do evento e parabenizou o TRE-PE pela iniciativa.“Foi extremamente gratificante, um formato que pessoalmente eu nunca tinha participado. Eu felicito o TRE-PE pela iniciativa e espero ter a oportunidade de voltar novamente para debater outros temas”, declarou o presidente da OAB-PE. Este foi o 1º debate público realizado no Estado em formato mundial Karl Popper, o modelo favorece o desenvolvimento do pensamento crítico. 

icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido