Dia Mundial da Água: Não espere a última gota!

Arte para o Dia Mundial da Água - 620x300

Texto: Comissão Socioambiental do TRE-PE

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o tema Águas Residuais para ser trabalhado nas comemorações do Dia Mundial da Água deste ano. Os debates giram não apenas em torno da disponibilidade de água, mas também daquelas águas descartadas pelas atividades da indústria, comércio, residências e agropecuária e que, após adequado tratamento, podem ser reutilizadas.

A água é o recurso mais importante para garantir a vida na Terra. Sem ela, nada sobrevive.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a escassez de água afeta mais de 40% da população mundial. O desafio está em preservar e usar de forma sustentável.

O TRE-PE marca esta data com ações que seguirão até o final deste mês. A Comissão Socioambiental, em parceria com a CEA, realizará um trabalho de verificação nas instalações hidráulicas do prédio Sede e Anexos para identificar vazamentos, torneiras desreguladas ou tubulações aparentes que estejam com algum dano. Nos demais imóveis, essa ação deverá ser realizada pelos gestores locais, que enviarão as informações para a SOCIAMB, para abertura de chamado único no SAC da manutenção, para as correções necessárias. Cartazes com frases de estímulos para economia de água serão afixados nas salas e nos quadros de avisos e distribuídos virtualmente.

Uma importante ação de cuidado às águas residuais realizada neste Tribunal é o recolhimento de medicamentos vencidos e a coleta de óleo de cozinha. Esses são considerados grandes contaminantes ambientais e jamais devem ser lançados nos ralos ou vasos sanitários. Faça uso desse serviço!

Você também pode economizar com o reaproveitamento de águas residuais. Por exemplo: aproveite a água da lavagem de roupas para limpeza de ambientes e você reduzirá custos com produtos de limpeza.

O Dia Mundial da Água foi criado em 1993, pela Organização das Nações Unidas, a partir de uma Conferência sobre o Meio ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, no ano anterior. O objetivo foi de mobilizar o mundo para a necessidade de preservação, a partir do uso sustentável dos recursos hídricos, bem como tornar a água acessível para todos, uma vez que cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso à água potável.

Na declaração da ONU Água feita em 2010 especificamente para essa data, a entidade destacou que “há uma necessidade urgente para a comunidade global – setores público e privado – de unir-se para assumir o desafio de proteger e melhorar a qualidade da água nos nossos rios, lagos, aquíferos e torneiras”.

A água é o recurso mais importante para garantir a vida na Terra. Mas será que esse tema tem recebido a devida atenção por parte da sociedade? 

 

Fonte: Último Segundo - iG

 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido