EJE realiza quarto evento em Homenagem ao Mês da Mulher

TRE-PE-Evento-EJE-Homenagem-Dia da Mulher

Na última sexta (24/03), a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco organizou o quarto evento em homenagem ao mês da mulher. O debate foi dividido em três painéis: Mulher e Cidadania; Mulher e Política; Mulher e Justiça, sendo o último painel com a presença da ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Luciana Lóssio.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do TRE-PE, desembargador Antônio Carlos Alves da Silva que proferiu algumas palavras sobre a importância do empoderamento feminino: “Tenho a honra de dizer que a EJE, está promovendo mais uma homenagem a mulher, pois por mais que o empoderamento esteja sendo bastante debatido na sociedade e instituições, as estatíticas não são muitos animadoras. Logo, só desejo que quando minhas netas tiverem na idade de votar, as mulheres já tenham almejado a igualdade, que é um direito de todas”, concluiu Antônio Carlos.

O presidente do TRE-PE ainda homenageou com uma placa as servidoras aposentadas, Cleide Soriano e Cibele Figueiredo, que não pode comparecer devido a compromissos anteriores agendado fora do Estado, mas enviou uma mensagem de agradecimento pela servidora Andrea, que leu para todos. A servidora e chefe da 16ª Zona Eleitoral, Taizi Freitas também recebeu a placa pelos serviços prestados a Justiça Eleitoral.

A composição da mesa do primeiro painel, que teve como tema a cidadania, foi feita pela diretora-geral do TRE-PE, Isabela Landim; a Chefe do Centro de Apoio Psicossocial do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Helena Ribeira, que falou sobre os obstáculos que as mulheres e as pessoas com síndrome de down sofrem, e emocionou o público com um vídeo mostrando a capacidade profissional e acadêmica que eles tem; e teve também a presença da diretora tesoureira da OAB/PE, Sílvia Nogueira, que falou de um projeto da OAB em parceria com a Associação das Mães Solteiras, “Paternidade além das grades” que atende a pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecer o pai; e a convidada de honra, a desembargadora eleitoral, Fernanda Menezes.

O segundo painel, que teve como tema a Mulher e a Política, foi composto pela desembargadora do TRE do Ceará, Kamile Castro; a promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Christiane Roberta Santos; a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra; a Cônsul dos Estados Unidos para Assuntos Políticos e Econômicos, Paloma González e Fernanda Caldas da Comissão da Mulher OAB-PE.

E o terceiro painel foi sobre a Mulher e a Justiça com a desembargadora eleitoral, Érika Ferraz; a mediadora, Fernanda Menezes; a desembargadora do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Margarida Cantarelli e as convidadas de honra, Yelena Araújo, Membro do Ministério Público e Vesta Pires, Vice-Presidente da Comissão Eleitoral Da OAB-PE.

O evento encerrou com a palestra da ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Luciana Lóssio que falou sobre a importância de um evento como esse:” Esse debate tem que ser transmitido não só das mulheres para mulheres, mas sim para os homens também, e esse ainda é mais especial por ter sido realizado por um homem, parabéns Dr. Delmiro pela iniciativa”, afirmou a ministra, que falou ainda sobre as cotas na política.

A ministra ainda foi agraciada pelo diretor da EJE, Delmiro Campos, com uma placa em homenagem a sua participação pela primeira vez no TRE-PE. Delmiro também agradeceu a todas as mulheres convidadas: “Quero agradecer as mulheres palestrantes e convidadas, em especial a ministra Luciana Lóssio, e a EJE pelo evento realizado nessa data em homenagem às mulheres”, finalizou, Delmiro Campos.

 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido