Programa Novos Rumos do TRE-PE proporciona novas oportunidades a socioeducandos

Projeto Novos Rumos do TRE-PE proporciona novas oportunidades a socioeducandos

TRE-PE - Projeto Novos Rumos

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) apresentou, nesta quinta-feira (16), a terceira edição do Programa Novos Rumos. O programa, que no início contatava com apenas 5 pessoas, acolherá 13 jovens, durante um período de até seis meses, em unidades do Tribunal: Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Secretaria Judiciária (SJ) - com apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) -, Central de Atendimento ao Eleitor da Capital (CAEC Cinco Pontas) e a Assistência de Gestão Socioambiental (AGS), que também coordena o projeto. Com essa iniciativa, o TRE-PE quer servir de exemplo para que outros órgãos públicos tomem medidas semelhantes.

O presidente do TRE-PE, Luiz Carlos de Barros Figueiredo e a diretora-geral, Isabela Landim fizeram a abertura do evento. “Desejo que vocês se dediquem pensando no bem de vocês mesmos e para que a gente possa provar a essa sociedade que vale a pena dar essa oportunidade a todos, que todo mundo merece uma nova chance”, declarou o presidente do TRE-PE, Luiz Carlos de Barros Figueiredo.

A assistente da Gestão Socioambiental, Sinara Batista da Silva, apresentou o programa para os socioeducandos e seus familiares. “Eu queria chamar atenção aqui para a logo do programa, é uma porta, uma porta que está aberta, aberta pra acolher, aberta para caminhar juntos. E quando a gente chega perto dessa porta, ela está cinza, está sem cor. Mas na sequência ela se colore e os novos rumos tem essa composição.”

O Programa Novos Rumos foi instituído através doTermo de Parceria nº 01/2014 entre o TRE-PE e a Prefeitura do Recife e possui o amparo legal da Resolução CNJ nº 25/2009 e da Portaria do TSE n° 494/2016. A medida tem como objetivo promover ações de assistência socioeducativa no âmbito da Justiça Eleitoral de Pernambuco, viabilizar a execução de medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) a adolescentes em conflito com a lei e oportunizar a eles a participação solidária em tarefas que visem à formação de atitudes e valores construtivos, auxiliando na sua inserção no mercado de trabalho, pretendendo resgatar os valores sociais, fortalecer a autoestima e o senso de responsabilidade dos socioeducandos.

M.M. da S. P., de 17 anos, morador do bairro do Ibura de Baixo é um desses 13 jovens que participarão do programa e falou o que espera do futuro: “a oportunidade que eu nunca tive, estou tendo agora. A gente tem que valorizar as oportunidades que aparecem, porque hoje em dia trabalho está muito difícil, quem tem o seu tem que segurar. Eu espero crescer, dar o meu melhor, ajudar a minha família e melhorar de vida.”

 

Próximas atividades que serão realizadas com os socieducandos:

22.11 – 9 horas: Encontro com Equipe Psicossocial do TRE-PE

24.11 - 9 horas: Curso de Etiqueta Profissional e Social

28.11 – 14 horas: Palestra sobre Gestão Socioambiental/Ecocidadania

1º.12– 9 horas: Palestra sobre Ética

 

 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido