TRE-PE marca presença no 41º encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil

TRE-PE marca presença no 41º encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil

TRE-PE marca presença no 41º encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil

Nos dias 9 e 10 de novembro aconteceu o 41º encontro do colégio de corregedores eleitorais do Brasil em Teresina (PI). O evento tem a importância de unificar entendimentos das normas e trocar informações de possíveis sugestões para serem enviadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste encontro esteve representando o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, o corregedor em exercício, desembargador Alexandre Pimentel, e os servidores da Corregedoria, Orson Lemos e Breno Russell.

Na quinta-feira (09), o evento começou às 8h com a revisão de questões levantadas no encontro do Colégio de Corregedores. Às 10h teve o primeiro debate com o tema Rezoneamento das Zonas Eleitorais, mediado por Gerson Noronha Mota do (TRE/MT) e Hugo  Leonardo F. Leite (TRE/PI), em seguida aconteceu mais um debate, e o tema foi  Processo Judicial Eletrônico (PJE). Houve também uma palestra com o tema Portal Transparência de Indicadores e Metas da Justiça Eleitoral e integração com os dados do SADP no PortCre, ministrada por Alexandre Gonçalves Oliveira (TRE/RO) e o debate de roteiro de correição - SICEL, mediador por Simone Cruz (TRE/RJ).

Na parte da noite, no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, aconteceu a cerimônia de abertura no plenário Des. Heli Ferreira Sobral, com homenagem a Dr. René Ariel Dotti que fez uma palestra sobre “Os Desafios e a Contribuição Democrática da Justiça Eleitoral”.

O corregedor em exercício do TRE-PE, Alexandre Pimentel, fez uma avaliação positiva sobre o encontro de corregedores eleitorais. "O evento que reuniu todos os corregedores dos regionais do Brasil consiste em discussões de metas para serem atingidas e soluções alcançadas. Uma delas foi a decisão da multa que, às vezes, impede a regulamentação de alguém que foi condenado por um crime e cumpre a pena privativa. Mas não consegue regularizar o eleitoral por causa da multa”.

No segundo dia, na parte da manhã, teve a abertura com o presidente do Colégio de Corregedores e presidente do TRE/SP, des. Carlos Eduardo Cauduro Padim. Em seguida, exposição da Wikicre, plataforma virtual de construção colaborativa de manuais e procedimentos de trabalho da corregedoria do TRE-PR e uma apresentação da AJE  com uma peça teatral. Na parte da tarde, discutiu-se temas de interesse do colégio de corregedores, a escolha da capital para realização do próximo encontro, elaboração da ata de reunião e da carta de Teresina.

O assessor-chefe da Corregedoria, Orson Lemos, destaca a importância do encontro de corregedores eleitorais para o tribunal. “O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco tem participado do Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais nos últimos dez anos e tem sido muito importante porque através dele conhecemos novos sistemas que têm ajudado o trabalho dos nossos servidores”.

icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido