TRE-PE aumenta capacidade de atendimento no Recife. Não perca o prazo para se regularizar

Falta menos de 1 mês para o cidadão regularizar sua situação eleitoral e votar nas Eleições de outubro

TRE-PE aumenta capacidade de atendimento no Recife. Não perca o prazo para se regularizar

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) aumentou a capacidade de atendimento nos cartórios eleitorais do Recife por causa da demanda dos eleitores nos últimos dias. Foram adicionados 22 kits de atendimento, resultando em um total de 40 kits. Todos os cartórios do Recife funcionam na Central de Atendimento ao Eleitor (CAEC) ao lado do Forte das Cinco Pontas.

É bom lembrar que falta menos de 1 mês para o cidadão regularizar sua situação eleitoral e, assim, votar nas Eleições de outubro. O prazo para a regularização acaba no próximo dia 9 de maio, quando há o chamado fechamento do cadastro eleitoral. 

Até 9 de maio, portanto, o eleitor pode requerer o título, caso ainda não tenha. O prazo também vale para quem quiser fazer transferências de domicílio eleitoral, pagar multas por ausências em Eleições passadas, restabelecer o título que por acaso tenha sido cancelado e outros serviços. Porém, caso o eleitor queira apenas requerer a segunda via do seu título eleitoral, a solicitação pode ser realizada até o dia 27 de setembro.

A servidora do TRE-PE responsável pela CAEC, Marta Vaz, informa que já foram concluídas novas instalações de estações de trabalho nos cartórios eleitorais. Eram 18 estações de atendimento. Agora são 40, infraestrutura capaz de fazer 616 atendimentos diários.

Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos brasileiros a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos.

Vale lembrar que 9 de maio também é a data limite para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade.

Finalmente, este é o prazo final para que os presos provisórios e os adolescentes internados, que não possuírem inscrição eleitoral regular, sejam alistados ou requeiram a regularização de sua situação para votar no pleito deste ano.
    
Como tirar o título

Para obter o título de eleitor, o cidadão deve ir ao cartório eleitoral de sua região, com os seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou casamento. A apresentação da Carteira Nacional de Habilitação ou passaporte exigirá complementação documental para suprir os dados necessários à emissão do título; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação do serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.

Em ano eleitoral, a solicitação do título deve ocorrer até 151 dias antes do pleito. Em ano não eleitoral, o documento pode ser requerido em qualquer dia. O cidadão deve solicitar o título de eleitor pessoalmente no cartório eleitoral, não sendo admitida, no caso, procuração.

O TRE-PE dispõe de um sistema de pré-agendamento. Nele, o eleitor agenda pela internet o horário mais conveniente para comparecer ao cartório eleitoral e solicitar o título. Para agendar seu atendimento, clique aqui.

Em caso de perda ou extravio, o eleitor pode requerer a segunda via do documento também gratuitamente. Para tirar a segunda via, o cidadão deve ir ao cartório eleitoral do município, portando documento de identidade.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido