Encontro com líderes religiosos esclarece pontos da propaganda eleitoral

Foram tratados pontos sobre a legislação eleitoral e discutido temas de conscientização à comunidade

Encontro com líderes religiosos esclarece pontos da propaganda eleitoral

Um dia antes do início do período de propaganda eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) promoveu um encontro entre membros do Tribunal e líderes das mais variadas religiões. O objetivo do encontro foi trazer reflexões sobre a participação das religiões no processo eleitoral. O presidente do TRE-PE, des. Luiz Carlos Figueiredo, abriu o evento esclarecendo que a intenção do Tribunal não é impedir que uma comunidade religiosa tenha suas preferências políticas e nem reprimir discussões internas em qualquer que seja o ambiente. Entretanto, usar a posição de líder religioso para direcionar o voto dos fiéis de forma coercitiva constitui desrespeito a legislação. “O que não é legítimo é que dentro da instituição religiosa, constituída com o propósito de união transcendental, se passe a usar a máquina da igreja em função de não deixar que o eleitor escolha de forma arbitrária”, afirma o presidente.

Durante todo o diálogo reforçou-se a importância da garantia de um processo eleitoral limpo e justo. “Se cada um respeitar as regras gerais e a liberdade individual de escolha, tendemos muito mais a nos unir do que nos separar”, disse o presidente.

No evento foram esclarecidos pontos sobre a legislação eleitoral e detalhadas as regras que norteiam as propagandas. Na ocasião o assessor-chefe da Corregedoria do TRE-PE citou o que é e o que não é permitido durante as campanhas, além de informar os mecanismos que o Tribunal tem para intervir no uso indevido da propaganda, como a Central de Denúncias e o aplicativo de denúncias online, Pardal.

O evento contou com a participação de centenas de líderes religiosos e o com o coordenador do Movimento Popular de Pernambuco, Fernando Moreira, que destacou que os assuntos abordados foram essenciais para o esclarecimento de até onde vai a permissão para divulgar propagandas eleitorais. “Quero agradecer ao TRE pelo evento tão importante. Que nós possamos levar essas informações aos quatro cantos de Pernambuco”, disse.

Para ver as fotos do evento, clique aqui.

 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido