Programa Eleitor do Futuro promove palestras em Manaus, Xexéu e Garanhuns

Nos dias 6 e 7/08 o coordenador da EJE Eduardo Japiassú esteve em Manaus dando palestras do Programa Eleitor do Futuro. Já em 08 e 13/08, o multiplicador do programa e chefe de cartório Eratóstenes Hawlynson palestrou nas cidades de Xexéu e Garanhuns

Programa Eleitor do Futuro promove palestras em Manaus, Xexéu e Garanhuns

Atendendo a convite do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o servidor Eduardo Sérgio Japiassú Correia Lima, coordenador da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco – EJE/PE, proferiu palestra do Programa Eleitor do Futuro nos últimos dias 6 e 7 de agosto, no Centro de Convenções Vasco Vasques da cidade de Manaus.

O evento contou ainda com a participação do coordenador da Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal, Ronaldo Costa Pinto de Brito Franco e atingiu um público de mais de 3.500 estudantes do ensino médio daquele estado, sendo mais de 1.000 alunos presencialmente e outros por meio de transmissão “ao vivo” para todos os municípios, uma importante parceria com a Secretaria de Educação do Amazonas.

“O evento superou toda e qualquer expectativa, um ambiente repleto de estudantes com faixa etária entre 16 e 18 anos, com uma média de 600 alunos por dia, todos atentos ao que era exposto e ao final, emocionados agradecendo com fervor. Não é tão simples manter a atenção de adolescentes num ambiente fechado por mais de quatro horas, mas o que vimos foram jovens entusiasmados e participativos. Na primeira parte fiquei responsável pela palestra “Cidadania e Democracia no Brasil”, quando proponho, de maneira interativa, uma linguagem mais próxima da realidade dos jovens e abordo temas como sonhos, realizações, exemplos superação, noções de cidadania para depois mergulhar no cenário político, refletindo sobre a valorização da democracia, o ato de votar e ser votado, a segurança do voto eletrônico, o voto e a candidatura política no Brasil etc. Sempre utilizando citações poéticas e música. Não há explicação possível em palavras para descrever a emoção de ouvir aqueles jovens cantando e aplaudindo ao final da palestra. Professores e alunos agradecendo e solicitando abraços apertados. A equipe da EJE/AM em vibração. A receptividade do povo manauara foi tanta que não me contive em gratidão, utilizando e parafraseando um poema da portuguesa Sofia de Mello Breyner ao finalizar minhas palavras ‘Quando eu morrer voltarei para buscar os instantes que não vivi junto do AMAZONAS’. Esse, com certeza, é um momento que levarei por toda minha vida.” afirma Eduardo Japiassú.

Foram quatro horas de evento por dia, sob organização da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas e da Secretaria de Educação daquele Estado, sempre começando com a palestra da EJE/PE e seguida com a palestra da EJE/DF, esta última com atividades práticas na urna eletrônica. Os alunos participaram com depoimentos espontâneos e também com uma performance de propaganda eleitoral, quando havia um discurso de cinco representantes dos partidos fictícios constantes no treinamento da urna eletrônica, Parido da Música, do Folclore, do Esporte, do Trabalho e das Festas Populares.

O Programa Eleitor do Futuro da EJE/PE, por meio do seu Coordenador, já esteve nos Estados do Acre e da Bahia antes de chegar ao Amazonas. É o nosso Regional abraçando demais Tribunais e levando nossa formatação do programa para os futuros jovens eleitores do país.

Xexéu

Já no dia 09/08, o multiplicador do programa Eleitor do Futuro e chefe de cartório da 43ª Zona Eleitoral (Altinho), Eratóstenes Hawlynson Gomes, esteve em Xexéu realizando três palestras. Foram contemplados 300 alunos do segundo grau da Escola de Referência em Ensino Médio João Pereira Sobrinho.

Na ocasião, os alunos conheceram e votaram na Urna Eletrônica e assistiram à palestra com o tema “O cidadão e a democracia no Brasil”, com enfoque no tema “sonhar”, ocasião em que foi demonstrado aos alunos exemplos de superação. “Nesse momento, fica evidente o brilho nos olhos dos alunos ao ouvirem tais exemplos, o que certamente despertará em cada um que é possível sim realizar os seus sonhos”, afirma o multiplicador.

Garanhuns

Na manhã da última segunda-feira (13/08), foi a vez da cidade de Garanhuns receber palestras do Eleitor do Futuro também ministradas pelo multiplicador Eratóstenes Hawlynson. Duas unidades socioeducativas da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) foram visitadas, o Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) e a Casa de Semiliberdade (Casem). No total, 37 jovens foram contemplados.

Na conversa com os jovens foram pontuados os exemplos de superação de jovens que enfrentaram dificuldades na vida e, acreditando nos sonhos, conseguiram alcançar seus objetivos.

“Para mim foi uma experiência desafiadora. A Justiça Eleitoral está de parabéns pela iniciativa em levar cidadania e palavras de incentivo até esses jovens. Muitos deles votarão pela primeira vez nas eleições vindouras”, relata.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido