EJE, CMA e AGS promoveram palestra sobre Acessibilidade

"Acessibilidade para todos" foi o tema de palestra realizada no dia 25 de maio, na sala de sessões Pleno do TRE/PE

TRE-PE: "EJE, CMA e AGS promoveram palestra sobre Acessibilidade"

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e a Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA), do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE), com apoio da Assistência de Gestão Socioambiental, promoveram a palestra: “Acessibilidade para todos”, com o intuito de sensibilizar e instrumentalizar os servidores membros da Justiça Eleitoral, do Poder Judiciário, assim como a sociedade em geral, de que a primeira deficiência está na sociedade e não na pessoa.

A palestra foi ministrada pelo Dr. Marcos Weiss Bliacheris, que apresentou a matéria com muita sensibilidade e conhecimento, de uma maneira dinâmica explanou sobre o tema, esclarecendo dúvidas do público presente e dos internautas que acompanhavam a transmissão direta pelo YouTube.

A palestra versou sobre temas relativos aos direitos das pessoas com deficiência (de natureza física, mental, intelectual ou sensorial); barreiras e desafios enfrentados; legislação pátria vigente; inclusão social; cidadania; práticas inclusivas; Programa de acessibilidade da Justiça Eleitoral; conscientização do eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida quanto à importância do voto e a atualização de sua situação perante a Justiça Eleitoral e outros temas pertinentes.

O Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/PE, Dr. Bruno Moury Fernandes, convidado especial para mediar o evento, apresentou o palestrante e teceu considerações sobre o aspecto legal, bem como fez observações sobre situações e barreiras atitudinais vividas em sociedade.

Estiveram presentes ao evento a Diretora Geral do TRE/PE, Isabela Landim; o Secretário de Administração, Sérgio Costa Andrade; a Secretária Judiciária, Jane Leite; o Secretário da Escola Judiciária Eleitoral, Eduardo Japiassú; a Coordenadora da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade, Liziane Maggi; a Assistente de Gestão Socioambiental, Sinara Batista; Valdirene Xavier de Lima, representante da APEC - Associação Pernambucana de Cegos e Adriana Freire representando a Comissão de Acessibilidade do TRT6ª Região.

Ao final do evento houve o lançamento do livro Dançabilita, da terapeuta ocupacional Renata Tarube. Além de sorteio de três cartilhas* sobre "Transtorno do Espectro do Autismo", realizado entre os participantes presentes.

Diante de tantas informações, ficou claro que "a inclusão é um trabalho de todos que começa desde a primeira pessoa que irá atender o público" disse Marcos Weiss Bliacheris , palestrante, coordenador de livros e autor de artigos nas áreas de acessibilidade e inclusão, florestas, sustentabilidade na Administração Pública e Licitações Sustentáveis; colaborador do site inclusive - Inclusão e Cidadania, agência de promoção dos direitos da pessoa com deficiência; Colunista do site da Federação Israelita do Rio Grande do Sul em assuntos de sustentabilidade, acessibilidade e inclusão e membro da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RS.

*doadas pela ALEPE - Assembleia Legislativa de Pernambuco

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido