Eleitor do Futuro consegue se superar

No seu primeiro evento de 2018, programa coordenado pela EJE exalta luta das mulheres, a pernambucanidade e revela um jovem talento de Palmares

TRE-PE:Eleitor do Futuro consegue se superar

    Música, teatro, homenagem às mulheres, exaltação a Pernambuco e, claro, a defesa da democracia a partir da participação dos jovens na política. O primeiro Eleitor do Futuro de 2018 conseguiu se superar. Desta vez, o programa, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), aconteceu em Palmares, na Mata Sul do Estado.
    O Eleitor do Futuro tem como objetivo promover e capacitar crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade em matéria de educação política, por meio de atividades pedagógicas diversas como palestras, manifestações artísticas e simulações de eleições com urnas eletrônicas.
    Por volta das 9h20 da última quinta-feira (8/03, Dia Internacional da Mulher), o auditório do Hotel Una (gentilmente cedido para o evento) estava lotado de alunos de várias escolas públicas de Palmares, Catende e Água Preta. Sobe ao palco, então, Michele Nascimento, da Escola Pedro Afonso de Medeiros, de Palmares. Com graça e carisma, ela canta o Hino Nacional à capela e dá o tom daquela que será uma manhã diferente para centenas de pessoas.
    E é exatamente isso, este caráter transformador, o que destaca em sua fala o presidente do TRE-PE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, que faz a apresentação do evento e dá as boas vindas. "Temos que quebrar de vez esta desesperança que persiste no Brasil. Vocês têm que ser os protagonistas das mudanças. Nosso objetivo é que todos nós possamos, no final deste evento, sair daqui hoje melhor do que entramos", diz.
    Após o discurso do desembargador, a servidora do TRE-PE Kátia Galindo, titular da Assessoria de Cerimonial e Assuntos Institucionais e responsável pela condução do evento, chama ao palco o jovem Rafael Cavalcante, da Escola Eliseu Pereira de Melo. Timidamente, o garoto toma o violão no colo e começa a apresentação que terá mais impacto sobre as pessoas nesta edição do Eleitor do Futuro. Sua canção "Qual o Brasil que você quer" (clique aqui) emociona o auditório e tira lágrimas de muitos dos presentes.  Num trecho da música, Rafael questiona: "seu voto é pensado, informado ou manipulado por uma ambição do seu candidato?"
    Empolgado, o presidente do TRE volta ao palco e garante que a música será gravada em estúdio e divulgada no Recife. Ainda trêmulo pela emoção, Rafael agradece a  todos e começa a dar entrevistas sobre a composição e sua própria vida.
     O Eleitor do Futuro segue seu ritmo lúdico e altamente politizado. O desembargador eleitoral Delmiro Campos, diretor da EJE, toma a palavra e enalatece a letra da música de Rafael. "É um hino de combate à corrupção. Estamos aqui para isso, para ver florescer em vocês, jovens, ações em prol da democracia. Sejam multiplicadores deste ideal", pede. Olhares atentos revelam o interesse daquela plateia pelas palavras do desembargador.
    De volta à música, apresenta-se um grupo de estudantes que declama e canta Maria, Maria, de Milton Nascimento. Neste momento, o viés político do evento passa a englobar uma justa homenagem à luta histórica das mulheres.
     Como é praxe nos eventos do Eleitor do Futuro, há sempre um testemunho de superação, alguém que sobe ao palco para mostrar que, mesmo com todas as adversidades, é possível vencer. Deste vez, o papel coube a Bruno Roberto Soares Silva dos Santos. Após revelar que, quando jovem todos duvidavam que ele, um aluno de escola pública, poderia estudar Direito, Bruno diz que conseguiu seu objetivo e aconselha: "Tudo que vocês fizerem, façam com amor. E não desistam do seus sonhos". Aplausos.
    E eis que a literatura pede espaço. Para o deleite dos amantes da poesia, a aluna Raynara, da escola Fraternidade Palmarense, recita Presságio, de Fernando Pessoa.  "O amor, quando se revela, não se sabe revelar/ Sabe bem olhar pra ela, mas não lhe sabe falar/Quem quer dizer o que sente, não sabe o que há de dizer/Fala: parece que mente…Cala: parece esquecer… ". Assim que Raynara deixa o palco, começa a peça teatral "Meu Voto, Minha Voz", que, satírica e bem humorada, retrata uma campanha eleitoral, com debate e tudo. E o belo trabalho dos estudantes da escola Costa Azevedo, de Catende, termina com uma mensagem tão clara quanto relevante: "Eu não vendo meu voto. Eu voto conseciente".
    Com o evento se encaminhando para o final, Sandra Cavacanti, gerente regional da Mata Sul da Secretaria estadual da Educação, elogia o trabalho dos alunos durante todo o Eleitor do Futuro e faz uma homenagem aos professores, sem os quais nada daquilo seria concretizado. Ela aproveita a oportunidade e, também em celeberação às mulheres, entrega um buquê de rosas à diretora-geral do TRE-PE, Isabela Landim. Logo, a juíza de Palmares Hydia Landim vai ao palco e, num discurso contra a corrupção, exorta a juventude a salvar o País.
    Em mais uma apresentação, agora da escola Mendo Sampaio, de Catende, jovens retomam o sentimento de pernambucanidade e fazem referência à Revolução de 1817, celebrada no último dia 6 de março. Após a homenagem, o Hino de Pernambuco é tocado pela banda da escola Pedro Afonso de Medeiros.
     Grande articulador do Eleitor do Futuro, o servidor Eduardo Japiassu, da EJE, mais uma vez imprimiu sua marca ao evento, cantando com os jovens e finalizando sua participação dizendo tem a certeza de que aquela manhã, de fato, teve o poder de transformar as pessoas. Quem esteve presente, sabe que é a mais pura verdade.
    Nesta edição do Eleitor do Futuro, estiveram presente, além do presidente do TRE, do diretor da EJE e da diretora-geral do Tribunal, os desembargadores Agenor Ferreira de Lima Filho (vice-presidente do TRE-PE), Alexandre Pimentel (corregedor do TRE), Gabriel Cavalcanti Filho e José Raimundo dos Santos Costa (vice-diretor da EJE). O prefeito de Palmares também  compareceu ao Eleitor do Futuro. "Foi um evento muito proveitoso. O TRE mostrou que está próximo do povo", disse. 

icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido