Parceria do TRE-PE com UFRPE planta mudas de pau-brasil

Iniciativa é parte das ações da Assistência de Gestão Socioambiental do TRE-PE e tem o intuito de servir como exemplo para órgãos públicos

Parceria do TRE-PE com UFRPE planta mudas de pau-brasil

No Dia Mundial da Árvore e véspera do Dia Mundial da Água, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) deu mais uma demonstração de sua preocupação com o meio ambiente. Numa parceria com a empresa Orgânica – incubada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), plantou mudas de árvores nativas no Fórum Eleitoral de Igarassu. A iniciativa aconteceu na manhã desta quarta-feira (21/03) e faz parte das ações desenvolvidas pela Assistência de Gestão Socioambiental, unidade do TRE-PE. As unidades da Justiça Eleitoral de Carpina, Surubim e Caruaru também serão contempladas pelo programa nos próximos meses.

Citando o terceiro capítulo do livro bíblico de Eclesiastes, o presidente do TRE-PE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, celebrou o plantio das mudas. "Há tempo de plantar e tempo de colher. Estamos aqui cumprindo um ciclo bíblico e pensando nas futuras gerações. Se cada um fizer a sua parte, a cruz não fica tão pesada. Estou muito feliz de estar aqui", disse o presidente, que ajudou no plantio. Foram plantadas mudas de pau-brasil, aroeira do sertão, craibeira e barriguda, todas do bioma brasileiro.

“Com essas plantas nativas, estamos contribuindo para a cadeia ecológica, para o equilíbrio do ecossistema”, destacou o biólogo e engenheiro florestal Bruno Rodrigues, da Orgânica.

Assistente de Gestão Socioambiental do TRE, Sinara Batista, bióloga como Bruno, demonstrou muita satisfação ao ver mais uma iniciativa de sua área sendo executada. "É uma ação simbólica que tem o objetivo de mostrar nossa preocupação com a preservação do meio ambiente. Queremos contribuir para a redução dos gases que causam o efeito estufa", explicou Sinara.

A diretora-geral do TRE-PE, Isabela Landim, que também ajudou a plantar as mudas, destacou que o Tribunal, a exemplo de outros Regionais, está comprometido com ações de sustentabilidade. "Queremos que esta iniciativa seja replicada por outros órgãos públicos, e pelas empresas privadas. Isso é um exemplo que estamos dando", afirmou.

A iniciativa da Socioambiental do TRE-PE também tem um viés social. Vale lembrar que os jovens acolhidos pelo Programa Começar de Novo participam diretamente das ações de melhoria do meio ambiente.

Para desenvolver projetos na área ambiental de uma forma integrada e com maior capacidade de multiplicação, o TRE-PE participa do Comitê Ecos de Pernambuco, formado também pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e tem o apoio do Grupo de Gestão Ambiental/UFRPE. O grupo, sistematicamente, troca experiências na área socioambiental.

Empolgado com as ações ambientais, o chefe da 85ª ZE (Igarassu), Carlos Gilberto Mergulhão, já começa a vislumbrar a implantação de uma horta. "É sempre bom plantarmos árvores. Seria ótimo termos uma horta aqui no Fórum”, disse.

 

 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido