Começa preparação das urnas para o 2º turno em Pernambuco

Transparente e aberta ao público, operação consiste em adaptar as máquinas para o pleito do próximo dia 28

Servidores do TRE-PE preparam as urnas para o segundo turno das Eleições 2018

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) começou, nesta quarta-feira, o processo de reprogramação das urnas para as Eleições do 2º turno, que acontecem no próximo dia 28. Diversas instituições e veículos de imprensa foram convidados para a solenidade, que é pública e totalmente transparente.

O procedimento consiste em adaptar as informações das urnas ao 2º turno, de maneira que fiquem apenas os dados dos eleitores e dos dois candidatos a presidente da República (partido, coligação, foto e número). Vale lembrar que em Pernambuco só haverá 2º turno para escolha do presidente da República.

Feita a reprogramação, um processo bem mais simples do que aquele do 1º turno, as urnas são devidamente lacradas com selos que indicam qualquer tentativa de violação. Guardadas em segurança, as urnas só serão ativadas no dia da Eleição. 

Nesta quarta, foram iniciados os processos no Recife, Palmares, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Igarassu.

O presidente do TRE-PE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, abriu a solenidade no Local de Armazenamento das Urnas do Recife, no bairro da Iputinga. No prédio, cuja área é 5 mil metros quadrados  (m²), cerca de 130 pessoas estão trabalhando para reprogramar para o 2º Turno cerca de 5.200 urnas que ficarão nas seções do Recife, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata. 

Pernambuco tem 6.570.072 eleitores. Destes, 1.115.816 votam no Recife. Até o dia 24 próximo, cerca de 23 mil urnas das 122 Zonas Eleitorais do estado passarão pelo processo. Cada seção conta com uma urna e o TRE mantém equipamentos de reserva para substituição em caso de algum problema de ordem técnica.

Na abertura da solenidade, o presidente do TRE reafirmou a segurança da urna eletrônica, destacou o caráteraberto e transparente de todas as etapas do processo eleitoral e disse que Pernambuco terá um dos pleitos mais tranquilos da história. O desembargador Luiz Carlos Figueirêdo também elogiou e desejou boa sorte a todos os servidores, magistrados e terceirizados envolvidos no processo eleitoral. 

Após a fala do presidente do TRE, o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal, George Maciel, explicou tecnicamente como funciona todo o processo.

Para que a solenidade fosse o mais transparente possível, o TRE-PE convidou todos os partidos políticos, universidades, centros acadêmicos, Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP), deputados federais, estaduais e senadores de Pernambuco, Ordem dos Advogados do Brasil/PE, Ministério Público Eleitoral, Câmaras de Vereadores, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Polícia Federal, Secretaria da Mulher, centros acadêmicos e Defensoria pública da União.

Compareceram ao evento representantes do Ministério Público Eleitoral, Universo, Ordem dos Advogados do Brasil (seção Pernambuco), Polícia Federal,  Associação de Imprensa de Pernambuco e Partido dos Trabalhadores.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido