Abreu e Lima precisa aumentar procura pela biometria

Município na Região Metropolitana do Recife registra procura insuficiente para cumprir meta de recadastramento biométrico. TRE alerta sobre possíveis transtornos

TRE-PE - Biometria em Abreu e Lima

Dos 45 municípios que integram o atual ciclo obrigatório da biometria, Abreu e Lima é maior deles. São 79.927 eleitores. Porém, até agora, apenas 27.830 fizeram o recadastramento. O atual índice de participação, 34,26%, é considerado baixo, o segundo pior entre as cidades que integram a atual etapa da biometria.

Vale ressaltar que quem deixar para fazer a biometria no final do prazo poderá ter dificuldade no processo de agendamento e enfrentar longas filas.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que já realizou audiências públicas com prefeito, vereadores e lideranças locais para divulgar a biometria no município, alerta para os riscos se o eleitor não cumprir sua obrigação.

Quem deixar de fazer o recadastramento terá o título eleitoral cancelado, podendo sofrer as seguintes restrições:
• não poderá votar nas próximas eleições;
• não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
• não receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público;
• não obter passaporte ou carteira de identidade;
• não receber Bolsa Família/benefício/aposentadoria;
• não fazer empréstimos em bancos oficiais;
• não renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
• não obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Res.-TSE nº 21.823/2004.

Já do ponto de vista coletivo, o município que ficar abaixo da meta de recadastramento biométrico poderá ter seu eleitorado reduzido.

Em Abreu e Lima, a Justiça Eleitoral está realizando o recadastramento em três pontos: No Cartório Eleitoral (Av. Duque de Caxias, 439 – Centro das 8h às 14h), na Biblioteca da Escola Professor José Francisco de Barros (Av. Duque de Caxias, 439 – Centro das 8h às 18h) e no Conselho de Moradores de Caetés II (Rua Trinta e um, n.º 6 – Caetés II das 8h às 14h).

No primeiro local, o atendimento é feito através da entrega de senhas pela manhã. No segundo, por agendamento. Já no último endereço, há os dois tipos de atendimento (senha e agendamento). O agendamento, que garante maior conforto aos eleitores, pode ser feito no site (http://www.tre-pe.jus.br/eleitor/solicitar-agendamento) ou baixando o aplicativo Agendamento Eleitoral para IOS ou Android.

Até agora, as maiores procuras de eleitores em Abreu e Lima estão ocorrendo nas localidades de Caetes I, Fosfato e Centro. Os bairros com menores atendimento são Engenho Pitanga, Chã de Cruz e Inhamã.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido