Gestão de pessoas e boas práticas

1° Fórum de Práticas de Governança e Gestão de Pessoas promovido pelo TRE-PE teve início hoje (15). Bloco da manhã envolveu abertura oficial, apresentações culturais e palestras sobre temas relevantes da área

Fórum de Governança e Gestão Pessoas

    Com o objetivo de debater temas de relevância na área de Gestão de Pessoas no campo do Poder Judiciário, teve início na manhã de hoje (15) o 1° Fórum de Práticas de Governança e Gestão de Pessoas. O evento, conduzido pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), conta com a parceria do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).  
    Para dar início ao Fórum, o presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, deu as boas-vindas aos representantes do TJPE, TRT6, TRF5, além de servidores da própria casa e demais instituições presentes. Em sua fala, o presidente ressaltou o protagonismo de Pernambuco ao promover esta “ação conjunta, abraçadas por diversos órgãos e tribunais do Brasil afora, de uma ação sem limites, pensada com o objetivo de aprimorar cada vez mais as nossas instituições tanto federais, quanto estaduais”.
    Além de ressaltar o ponto principal do evento, trocar experiências e, a partir delas, colocar em ação novas práticas, o desembargador defendeu ser “através de iniciativas como esta que nós podemos perceber o quanto o país quer melhorar para bem servir seu povo”.
    O desembargador reforçou a importância de promover e apoiar ações e projetos socioculturais como a Orquestra Criança Cidadã Meninos de Ipojuca e o Coral dos Servidores do TJPE. Momentos antes, ambos haviam se apresentado no local, provocando emoção e elogios da plateia e do próprio presidente do TRE. 
    Desfeita a mesa de honra, na qual o presidente esteve acompanhado da desembargadora Maria do Socorro Emerenciano, do TRT6, a palavra foi concedida à diretora-geral do TRE-PE, Isabela Landim.
    De acordo com Isabela, “com este Fórum, o TRE pretende propiciar o intercâmbio entre instituições e o aprimoramento dos servidores. Sabemos que novos desafios se colocam para a administração pública, o que ressalta a importância desses espaços”.
    Na mesma linha, o secretário de Gestão de Pessoas do regional, Antônio Nascimento, cujo setor tomou a frente da organização do evento, disse que a expectativa era a “de dividir e difundir os trabalhos que são feitos pelas equipes de gestão de pessoas das instituições, objetivando melhorar a Justiça e proporcionar um melhor serviço para a sociedade”. O secretário disse ainda que, “ao discutir novos trabalhos e propostas de gestão, podemos tornar os servidores mais satisfeitos com o próprio trabalho que desempenham”.
 NOVOS DESAFIOS
    Com o tema "Gestão de pessoas em tempos de mudanças disruptivas”, a Secretária de Gestão de Pessoas do TSE, Thayanne Pirangi, conduziu a primeira palestra da manhã. Em sua apresentação, Thayanne falou sobre como o progresso da humanidade tem evoluído exponencialmente, de forma a provocar alterações profundas em diversos setores da sociedade, em especial, no mercado de trabalho. “A automação e as novas tecnologias têm agilizado processos e substituído cargos. É por isso que as chamadas competências digitais precisam ser aprendidas e estimuladas pelos nossos líderes e gestores”, já que só a partir deles será possível transformar o modo de funcionamento das organizações como um todo.
    O fórum segue até amanhã no Hotel Nobile Suítes Executive, localizado na Av. Boa Viagem, n° 344, Pina. 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido