Presidente do TRE solicita apoio para melhoria da biometria em cidades do Sertão

Audiência pública realizada nos municípios de Carnaubeira da Penha e Betânia conscientizou eleitores e autoridades sobre a importância do procedimento

Audiência pública realizada nos municípios de Carnaubeira da Penha e Betânia conscientizou eleit...

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Frederico Neves, esteve no Sertão do estado para realizar audiências públicas em duas cidades da região. Em razão da necessidade de melhoria no índice de eleitores “biometrizados”, as cidades de Carnaubeira da Penha e Betânia sediaram os encontros, realizados nas câmaras municipais dos dois municípios.

Na plateia, eleitores com olhos atentos e ouvidos aguçados prestavam atenção às palavras do presidente. Eram eleitores de idades variadas. Estudantes, agricultores, indígenas, todos interessados em saber mais sobre o tema de interesse geral para a população, o cadastramento biométrico.

Nas duas audiências o desembargador Frederico Neves agradeceu a presença e a receptividade dos cidadãos e autoridades locais, esclarecendo que – naquele momento festivo – precisava tratar de algo de grande importância para os municípios e para a população: o ato de votar e o exercício da cidadania.

Em sua explanação o presidente do TRE esclareceu a relevância do ato de votar e a necessidade de cumprir suas obrigações com a Justiça Eleitoral, o que inclui realizar o cadastramento biométrico. “Votar é um ato de cidadania. É através do voto que elegemos aqueles que irão nos representar. Então, está na mão do povo o direito e o dever de bem indicar quem deverá ocupar cargos da maior relevância para o país, para os estados e para os municípios”, asseverou o presidente. Clique aqui e assista a matéria sobre a biometria, com participação do presidente. 

Nas audiências, Frederico Neves conclamou os presentes a auxiliarem e esclarecerem as pessoas, especialmente aquelas que não possuam conhecimentos necessários, recursos financeiros ou que morem distantes dos centros das cidades, sobre a importância do processo e sobre a gravidade da não realização da biometria, ajudando-os a realizarem o procedimento. “Cabe a cada um que está aqui, a cada um de nós, ajudar ao próximo, especialmente os mais carentes, os que moram em regiões mais distantes. Precisamos tocar o coração das pessoas e tratar sobre a importância da realização da biometria.” 

Sob aplausos, em ambas as cidades, o presidente do TRE-PE afirmou que o seu desejo é que os cidadãos dos municípios sejam felizes e declarou: “Precisamos de humildade e respeito. O que deve existir é a consciência de que as pessoas devem convergir forças, independentemente de convicção política, de bandeira e de cores partidárias. Precisamos unir forças pelo nosso povo, pela nossa gente e por nossas cidades”.

Em Betânia o evento contou com cobertura da imprensa que cumpre o seu papel informativo, esclarecendo a população das localidades sobre a importância da biometria. Clique aqui e assista a matéria sobre a audiência pública em Betânia e aqui para ver a entrevista com o presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves.

Homenagem
No município de Betânia, o desembargador Frederico Neves convocou o servidor e chefe da 108ª Zona Eleitoral, Josafá Rodrigues, para entregar certificado em homenagem aos servidores da Justiça Eleitoral pernambucana em reconhecimento pela conquista do Prêmio CNJ de Qualidade 2019 nas categorias diamante e melhor TRE do país.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido