Corte Eleitoral de Pernambuco tem novo integrante

Juiz José Alberto Barros Freitas Filho tomou posse como desembargador eleitoral e destacou desejo de contribuir para a realização de eleições justas e transparentes

Foto da posse do juiz José Alberto em fevereiro de 2019

Com a presença dos chefes dos Três Poderes estaduais e de dezenas de autoridades do mundo jurídico, acadêmico, civil e militar, tomou posse, nesta quarta-feira (27/02), o novo desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE),  José Alberto Barros Freitas Filho. Ele assumiu a vaga na classe juiz de direito, antes ocupada pelo seu colega de magistratura Alexandre Freire Pimentel.
    O presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, abriu a sessão solene, agradeceu a presença de todos e cumprimentou o novo integrante da Corte Eleitoral. Logo após a saudação do presidente,  José Alberto Barros Freitas Filho fez o juramento, assinou o termo de posse e recebeu o botton da Justiça Eleitoral entregue pelo presidente do Tribunal. 
    Coube ao vice-presidente e corregedor do Tribunal, desembargador Stênio Neiva, fazer o discurso de boas vindas ao novo desembargador. "Vossa excelência encontrará aqui uma Corte pequena, mas unida. Uma Corte que o acolherá com bastante vontade", disse, antes de ler um breve currículo do colega José Alberto Barros Freitas Filho.
    Em seu discurso de posse, o novo desembargador saudou a todos, elogiou a Corte Eleitoral e os servidores do Tribunal e lembrou que, há dez anos, atuou como juiz eleitoral em Jaboatão dos Guararapes. "A boa experiência me animou a retornar a desempenhar a função, desta vez como integrante do segundo grau, onde espero trazer minha contribuição para a realização de eleições justas e transparentes".
    Por fim, o presidente Agenor Ferreira de Lima Filho retomou a palavra e destacou as qualidades do novo membro do Pleno. "Quero dizer que vossa excelência somará muito com seus conhecimentos jurídicos e humanistas, como também com  sua personalidade. O senhor será de grande valor. Tenho sorte de tê-lo como componente do Pleno e também dentro deste Tribunal", finalizou.
    O novo desembargador eleitoral foi eleito para a função pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em sessão realizada em 29 de outubro de 2018.  Atualmente, ele titular da 26ª Vara Cível da Capital.
HISTÓRICO
    Natural do Recife, José Alberto Freitas se formou em direito em 1994 pela Universidade Católica de Pernambuco. É pós-graduado em direito civil e processual civil pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco e exerceu a advocacia até ingressar no serviço público, em 1999, quando assumiu, mediante concurso público, o cargo de analista judiciário do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).
     Posteriormente, assumiu o cargo de procurador autárquico federal no INSS entre os anos de 2000 e 2003, quando foi nomeado juiz substituto do TJPE.
    José Alberto Freitas exerceu a magistratura inicialmente na comarca de Chã Grande e foi promovido, por antiguidade, para o cargo de juiz de direito substituto de 2ª entrância, atuando nas comarcas de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Vitória de Santo Antão e Jaboatão dos Guararapes, onde foi titular da 1ª Vara Cível.
    Foi promovido por merecimento para o cargo de juiz substituto de 3ª entrância e em seguida removido para a titularidade da 26ª Vara Cível da Capital.
      Durante sua carreira na magistratura estadual exerceu as funções administrativas de diretor do Fórum da Comarca de Jaboatão dos Guararapes; coordenador do Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico do TJPE; coordenador-adjunto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos; juiz assessor especial da 1ª Vice-Presidência na gestão do desembargador Leopoldo de Arruda Raposo; juiz assessor especial da Presidência, por duas vezes, nas gestões do desembargador Jovaldo Nunes Gomes e desembargador Leopoldo de Arruda Raposo.
 Toda a solenidade de posse pode ser vista em https://www.youtube.com/watch?v=u_pH3LnP8QM.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido