XIII Codeje aconteceu em Belém do Pará

O evento teve como principal objetivo possibilitar o intercâmbio de ideias e projetos entre as Escolas Judiciárias Eleitorais de todo o país

XIII Codeje aconteceu em Belém do Pará

Na última quinta-feira (06), aconteceu, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), a abertura oficial do XIII Encontro do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (XIII Codeje). Representando o TRE-PE, estava o presidente do Codeje e diretor da EJE-PE, Delmiro Campos, além do vice-diretor da EJE-PE, José Raimundo dos Santos Costa, e o coordenador também da EJE-PE, Eduardo Japiassú.

Dentro dos assuntos discutidos pelos representantes das Escolas Judiciárias Eleitorais de todo o Brasil, estavam a ‘unificação das ações de capacitação’, ‘criação de estratégias nacionais em defesa da urna eletrônica’ e ‘ampliação da atuação das EJEs’. O principal intuito do evento é discutir sobre melhorias e estratégias para ações efetivas de fortalecimento das EJEs.

Há seis meses na Presidência do Codeje, o desembargador eleitoral substituto Delmiro Campos destacou a importância do encontro para possibilitar o intercâmbio de ideias e projetos, além de apresentar os trabalhos realizados até então. XIII Codeje foi rico em suas atividades acadêmicas, institucionais e culturais. Esses encontros possibilitam um intercâmbio de ideias, projetos, além da possibilidade de conhecimento das ações praticadas por todos os Regionais de uma forma mais pormenorizada, melhor explicada, além da apresentação de propostas e projetos em defesa dofortalecimento das Escolas”, afirmou.

Ele lembrou ainda das atividades realizadas no evento, “No encontro nós tivemos a oportunidade de ouvir o presidente do TRE-SP e também do Colégio de Presidentes dos TREs do Brasil (Coptrel), o desembargador Cauduro Padin, em sua fala de defesa da autonomia e da possibilidade da Justiça Eleitoral ter, com esmero e profícua atuação, respeitada a sua competência criminal. Tivemos oportunidade de prestar homenagens aos ex-presidentes do Codeje,  o Dr. Aldary Nunes Júnior, do Espírito Santo, e a ex-desembargadora presidente do TRE-PE, Célia Regina Pinheiro. Tivemos também a oportunidade de ouvir uma palestra do ministro Tarcísio de Carvalho Neto sobre a importância das Escolas na Justiça eleitoral brasileira, tendo sido ele também um dos homenageados do encontro em Belém do Pará”.

Na sexta-feira (07), o momento foi de conhecer os projetos sociais desenvolvidos no TRE do Pará. O desembargador Delmiro Campos apresentou projetos dos primeiros seis meses na presidência do Codeje, ao lado do vice-presidente Abraham Campos, onde foram apresentadas diversas propostas. Entre elas, a proposta de um banco de talentos para servidores da Justiça Eleitoral brasileira, o portal eletrônico com o portfólio institucional de todas as escolas, além da galeria de presidentes. Também foi lançada a proposta de uma revista digital comemorativa, de enaltecimento da atuação das escolas, a ser lançada no segundo semestre. Ao final, foi elaborada a 'Carta de Belém', com recomendações ao TSE e a todos os Regionais.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido