Centro de Memória, um tributo à democracia

Casarão do TRE na Rui Barbosa abriga espaço que celebra as eleições e a cidadania. Escolas podem agendar visitas

Casarão do TRE na Rui Barbosa abriga espaço que celebra as eleições e a cidadania. Escolas podem...

 Quem passa em frente ao casarão da antiga sede do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) na Avenida Rui Barbosa, Graças, nem imagina que ali está um tributo à democracia. Num bonito espaço logo na entrada do prédio funciona o Centro de Memória  da Justiça Eleitoral (Cemel). Cultura, curiosidades e, principalmente, história. Está tudo à disposição de estudantes de escolas públicas e particulares. Basta agendar e usufruir.   

“O Cemel existe para manter viva a memória do povo. Para que saibam sobre o papel da Justiça Eleitoral na construção da nossa democracia”, diz a  coordenadora do Centro , Télia Gaspar. Ela observa que os antigos títulos de eleitor mantidos cuidadosamente em expositores de vidro mostram não só documentos, mas a história de um povo. “O Centro preserva e apresenta a história de um jeito único”, afirma Télia. 

A exibição das urnas eleitorais, desde quando eram caixas de madeira, também ajuda a ampliar a consciência sobre a importância do voto, grande conquista social que permite que todo cidadão participe da gestão do país. Segundo Télia, se não fosse a visita a esse Centro ,poucas pessoas saberiam, por exemplo, que antigamente só quem votava era o homem considerado "homem de bem”. 

"Visitas como essas ensinam sobre as lutas sociais já enfrentada pelos brasileiros e brasileiras para que se alcançasse a democracia que temos hoje", analisa a servidora do TRE-PE.

Atualmente a visita mediada, que acontece nas terças e quintas-feira, é planejada para estudantes do ensino médio e do ensino superior, mas o Centro pretende expandir o projeto também para o ensino fundamental. A instituição de ensino, seja da rede pública ou privada, pode solicitar a visita para qualquer dia da semana, mas fica sujeita à disponibilidade caso solicite fora dos dias mencionados. O agendamento pode ser feito no site do Cemel, clicando aqui, e a confirmação é enviada por e-mail. 

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido