Um exemplo de cidadania

Durante Caravana da Biometria, eleitora da Zona da Mata se destaca por sua consciência política e atitude solidária

Imagem contendo registro da biometria do TRE-PE no agreste pernambucano

Em meio a magistrados, prefeito, vereadores, servidores e alunos da escolas públicas que participavam da audiência pública em Condado, Zona da Mata Norte de Pernambuco, uma pessoa apenas esperava a hora de poder falar.

Calma e serena em sua cadeira de rodas, olhos atentos a tudo, dona Eneide Pereira Alves só se pronunciou quando o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Andrade, começou a perguntar aos presentes de que forma cada um poderia contribuir com o recadastramento biométrico. Condado tem 19.577 eleitores e até agora apenas 27,6% deles se recadastraram. A meta do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) é superar os 80%. Para tal, desembargadores e servidores estão visitando todos os 45 municípios do atual Ciclo Biométrico para realizar audiências públicas onde pedem a contribuição de lideranças políticas, sociais, comunitárias, religiosas. A lógica é que todos podem ajudar no processo de recadastramento e, assim, evitar qualquer tipo de fraude no processo de identificação durante as eleições.


Quando Pedrinho Melancia (como o presidente da Câmara de Condado é conhecido) questionou os presentes, Dona Eneide levantou a mão e disse que poderia, em sua casa, no seu computador pessoal, fazer o agendamento para que os eleitores pudessem, com hora e dia marcados, compareceram ao cartório eleitoral. O agendamento dá mais conforto ao eleitor e permite um maior planejamento nas zonas eleitorais. "Posso ajudar na minha casa. Eu mesmo faço o agendamento para quem quiser", disse a funcionária pública do Estado cedida à Prefeitura. Ela mesma, Dona Eneide, presidente da 1ª Seção Eleitoral, foi a primeira do seu município a se recadastrar. Quis dar o exemplo. "É muito importante fazer a biometria. Eu quero ajudar as pessoas a entender isso. Porque se não se recadastrarem, podem se prejudicar".


Após o compromisso firmado por Dona Eneide em alto e bom som, logo, na pequena sala onde ocorria a audiência pública na última quinta-feira (23/05), vereadores, líderes comunitários, sindicalistas e o padre Maurício Silva também também se prontificaram a realizar agendamentos.


Dona Eneide, de 59 anos, que perdera as pernas numa acidente, aos 15 anos, mais uma vez dava uma demonstração de liderança. Demonstrações de força, convenhamos, ela deu e dá ao longo da vida. Casou, teve um casal de filhos e os criou. Um é cientista da computação. A outra, psicóloga. O neto, de 18 anos, também tomou o caminho dos bits e bytes e estuda informática na Universidade Federal de Pernambuco. "Nunca desisti da vida, meu filho", diz, sorridente e satisfeita com os elogios dirigidos a ela pelos políticos locais.


Antes de chegar a Condado, a Caravana da Biometria do TRE-PE foi a Orobó, Agreste pernambucano. Lá, presidente e vice-presidente do Tribunal, desembargadores Agenor Ferreira de Lima Filho e Itamar Pereira Júnior, explicaram a importância da biometria e os eventuais problemas gerados para quem não se recadastrar. Com a perda do título eleitoral decorrente do não-recadastramento, o cidadão poderá perder benefícios sociais, como o Bolsa Família, além de ficar impossibilitado de ser nomeado no serviço público, de tirar passaporte e até de fazer empréstimos em bancos oficiais, como a Caixa Econômica Federal. Orobó conta com um eleitorado de 19.908 pessoas, das quais apenas 20,58% foram biometrizadas.


"Temos que elevar este índice. Precisamos nos empenhar até para evitar filas na reta final", disse o presidente do TRE. O vice-presidente, que também é corregedor, fez um alerta importante: o município que não se empenhar, coletivamente, para a biometria pode ter seu eleitorado reduzido e, desta forma, perder recursos do Fundo de Participação, além do risco de haver a redução nas vagas na Câmara de Vereadores. Os gestores municipais se comprometeram a ajudar. A Rádio Comunitária Orobó FM transmitiu a audiência, líderes locais também prometeram se empenhar. Os alunos do Escola de Referência Professora Rita Maria da Conceição se interessaram em baixar o aplicativo de agendamento do TRE-PE em seus smartphones. Tarefa cumprida.


O último município a ser visitado na mais recente caravana foi Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. É o maior do atual ciclo. Tem cerca de 80,5 mil eleitores e uma taxa atual de recadastramento de 15,3%. Prefeito, vereadores e lideranças locais estiveram presentes na Câmara de Vereadores e também prometeram que iriam se empenhar. O TRE também se colocou à disposição para viabilizar o que for necessário com o objetivo de estimular o recadastramento biomético. Em Abreu e Lima, para facilitar a vida do eleitor, o posto de atendimento no município passará a funcionar em dois turnos nos próximos meses.

icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido