Emoção, criatividade e pensamento crítico em Itambé

Jovens da cidade emocionaram os presentes em evento do Programa Eleitor do Futuro realizado na cidade

EJE leva programa Eleitor do Futuro a Itambé

Na última terça (12) o Programa Eleitor do Futuro, iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), esteve na cidade de Itambé, Zona da Mata pernambucana, para mais um evento do Programa, que contou com a presença de autoridades locais, do presidente e do vice-presidente e corregedor do TRE-PE, des. Agenor Ferreira de Lima Filho e des Stênio Neiva, respectivamente, e do Diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-PE, des. Delmiro Campos, entre outros.

Na abertura do evento, após a execução do hino nacional nas vozes de duas alunas da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Frei Orlando, o desembargador Agenor Ferreira Lima afirmou ser uma alegria enorme perceber a animação, a vibração, o entusiamos e o “brilho no olhar dos estudantes”, agradecendo, em seguida, a presença de todos, afirmando ainda que a aproximação do TRE com a população e com os jovens busca o incentivo ao exercício da cidadania.

Em seguida os alunos das escolas Frei Orlando e Arruda Câmara apresentaram, de forma lúdica e criativa, peças teatrais e músicas que trataram sobre corrupção, compra de votos e responsabilidade da população no momento do voto.

Exemplos de superação e homenagens

O evento contou com uma homenagem ao servidor da Justiça Eleitoral de Pernambuco, Sr. Álvaro Pastor pelo seu exemplo de vida, de superação e de dedicação ao trabalho.

Na mesma toada, o Professor Jayse Ferreira encantou os alunos e público presente, contando um pouco de sua história e trajetória. Nascido em Itambé, filho de um agricultor analfabeto e de uma dona de casa, o professor pernambucano acaba de ganhar reconhecimento internacional. Após ter vencido por duas vezes o Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação (2014 e 2017), Jayse é um dos 50 finalistas do Global Teacher Prize, considerado o “prêmio Nobel da Educação”, que reconhece os melhores professores do mundo, com base em suas histórias de vida e em como os seus projetos impactam a educação dos alunos.

Em reconhecimento às ações do educador e à sua importância como exemplo de vida para vários jovens, o presidente e o vice-presidente do TRE, entregaram uma placa de homenagem a Jayse que, emocionado, destacou a importância do programa Eleitor do Futuro, que “valoriza a prata da casa e mostra que o TRE não está distante da população, dos alunos e das pessoas comuns. O trabalho do Programa é fundamental, pois trabalha a valorização e potencial de cada aluno, mostrando que eles são capazes de chegar aonde quiseram”.

O Diretor da EJE, des. Delmiro Dantas Campos, agradeceu a presença de todos afirmando que, especialmente em momentos como este, percebe-se ainda mais o quão o jovem possui voz, altivez e independência.

Ao final, o desembargador Agenor Ferreira parabenizou os alunos, os servidores do Tribunal e todos os envolvidos no projeto, asseverando que sentiu grande orgulho pelo trabalho realizado que vem gerando grandes frutos.

Vale salientar que todo o evento foi acompanhado e traduzido por um intérprete de libras.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido