Atenção, futuro universitário: evite problemas na matrícula

Vestibulandos aprovados precisam estar com o alistamento eleitoral obrigatório em dia na hora de efetivar a matrícula em diversas universidades. Alta procura pode inviabilizar a emissão.

Vestibulandos aprovados precisam estar com o alistamento eleitoral obrigatório em dia na hora de...

Após um intenso período de estudos, é chegada a hora de conferir o resultado mais aguardado pelos vestibulandos Brasil afora: o da aprovação. Mas, passado o momento de euforia, é preciso estar atento a alguns cuidados para não perder a tão desejada vaga. O título de eleitor e o comprovante de quitação eleitoral, no caso dos maiores de 18 anos, por exemplo, são  requisitados na hora de efetuar a matrícula nas universidades.A fim de evitar maiores transtornos, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) recomenda que os jovens procurem resolver antecipadamente as suas pendências com a Justiça Eleitoral.

Infelizmente, é muito comum casos de estudantes que não conseguem efetivar as suas matrículas por falta de atenção, seja por não providenciar os documentos necessários, seja por deixar a regularização para última hora.

No Recife, a Central de Atendimento ao Eleitor da Capital (Caec) - próxima ao Forte das Cinco Pontas - enfrenta uma alta procura de estudantes especialmente nos primeiros meses do ano, o que se atribui às aprovações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares.

De acordo com a chefe da Caec, Marta Vaz, em janeiro ocorre um aumento de mais de 50% no movimento da unidade, se comparado ao mês anterior, razão pela qual muitos jovens podem não conseguir realizar o atendimento em tempo hábil. Em dezembro de 2018, 3.030 eleitores foram atendidos pela Central, enquanto 4.606 foi o número de atendimentos realizados pela mesma unidade em janeiro deste ano.

Serviço

O atendimento na Caec é feito exclusivamente via agendamento. O agendamento pode ser feito no site (www.tre-pe.jus.br) ou pelos telefones 3194-9152 ou 3194-9153. A Caec funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Praça das Cinco Pontas, 321, São José, Recife.

A unidade dispõe de 11 guichês para atender eleitores que chegam, diariamente, interessados em tirar o primeiro título (alistamento), fazer transferências, atualizar informações como nome e endereço, pedir a a segunda via do título ou emitir a multa decorrente de alguma pendência. O prazo médio para que o eleitor seja atendido na Caec é de 10 minutos.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido