TRE-PE e OAB-PE planejam parceria para combater desinformação

Presidente do Tribunal, desembargador Frederico Neves, recebe o presidente da Ordem, Bruno Baptista. Instituições querem fortalecer e realizar novas ações em conjunto

Presidente do Tribunal, desembargador Frederico Neves, recebe o presidente da Ordem, Bruno Bapti...

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Frederico Neves, recebeu, na manhã desta quarta-feira (19/02), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pernambuco (OAB-PE), Bruno Baptista.

O interesse de ambas as instituições é fortalecer e firmar parcerias com objetivo de aperfeiçoar a prestação de serviços à sociedade.

Durante o encontro, do qual participaram magistrados, advogados e servidores, os presidentes das duas instituições ventilaram possíveis ações conjuntas para combater a desinformação, principalmente durante a campanha eleitoral deste ano.

Evitar a criação e a propagação de mentiras é uma das prioridades da Justiça Eleitoral.

TRE-PE e OAB Pernambuco também podem desenvolver campanhas conjuntas para a qualificação de pessoas que trabalharão na área contábil durante a campanha eleitoral.

Outra possível iniciativa em parceria tem o propósito de defender a urna eletrônica, equipamento seguro e transparente, mas que vem sendo vítima de fake news.

"A OAB/PE, muito bem dirigida pelo Dr. Bruno Batista, é uma Instituição credível, com a qual o TRE/PE pretende convergir esforços para uma melhor prestação de serviços para o eleitor pernambucano”, disse o presidente do TRE-PE, Frederico Neves.

O presidente da OAB Pernambuco também reiterou a importância das parcerias. "É importante que a gente fique cada vez mais junto para colaborar para uma prestação jurisdicional mais célere e para o esclarecimento do eleitor", disse Bruno Baptista.

Participaram do encontro os desembargadores eleitorais Ruy Trezena Patu Júnior (diretor da Escola Judiciária Eleitoral), Carlos Gil Rodrigues Filho e Washington Macêdo, além da juíza auxiliar da Presidência do TRE-PE, Mariana Vargas. Também estiveram presentes Marcus Lins (presidente do Tribunal de Ética da OAB), Diana Câmara (presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB), Vesta Pires (membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB e Presidente do Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco), Pedro Pontes (secretário da Comissão de Direito Eleitoral) e Delmiro Campos (ex-desembargador eleitoral e membro do Conselho consultivo da ESA Nacional), além de Orson Lemos (diretor-geral do TRE-PE).

icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido