Doenças Osteomusculares em tempos de Pandemia de COVID-19

A pandemia de Covid- 19 trouxe grande preocupação para os reumatologistas

Covid-19 - Coronavírus

A pandemia de Covid- 19 trouxe grande preocupação para os reumatologistas. Uma grande parte dos pacientes com doenças reumatológicas tem mais de sessenta anos e algumas de suas doenças são de natureza imunomediadas (são doenças com desequilíbrio do sistema imunológico) e, boa parte do tratamento ( corticosteroides,imunossupressores,etc..), atua diminuindo a imunidade (“defesas orgânicas“), levando a uma vulnerabilidade indiscutível às infecções (virais,bacterianas,etc).

A infecção pelo SARS CoV- 2 tem várias facetas, aspectos clínicos inusitados, bem como tem trazido “surpresas” em relação a resposta de alguns pacientes reumatológicos, teoricamente “imunodeprimidos”, quanto a gravidade da apresentação clínica. A literatura médica já dispõe de alguns trabalhos sobre o tema, porém os dados referentes aos resultados de pacientes com doenças reumatológicas e Covid ainda são limitamos. Vou tentar colocar aqui algumas observações sobre isso.Os pacientes reumáticos não estão sendo orientados a pararem seus respectivos tratamentos.

Alguns trabalhos mostram que os pacientes que usam doses altas de corticosteroides teriam um maior risco de hospitalização (ao mesmo tempo um corticosteroide, a dexametasona, está sendo estudada e usada com bons resultados em pacientes graves com Covid). Hoje em dia algumas doenças reumatológicas tem sido tratadas por drogas que atuam em algumas substâncias imunologicamente ativas (citocinas, por exemplo) chamadas de imunobiológicos. Os dados dos estudos, no momento, nos autorizam a continuar usando-as (com raras exceções,como por exemplo o rituximabe).

Uma dessas drogas, o tocilizumabe, usada no tratamento da Artrite Reumatóide, está sendo testada e usada em formas graves de Covid, com resultados bem interessantes (observem a “confusão", drogas que atuam no sistema imunológico, imunodeprimindo, usadas em uma doença viral. A Covid é uma doença complexa.

Não poderia deixar de falar sobre a tão polêmica cloroquina (e sua “irmã “ menos tóxica hidroxicloroquina). Essas drogas são muito usadas, há décadas, em algumas doenças reumatológicas, particularmente no Lúpus Eritematoso. Infelizmente, ela não parece funcionar para tratar pacientes com Covid e, por tudo que aconteceu, houve um grande desabastecimento da droga nas farmácias, levando a um sério problema para essas pacientes.

Os pacientes que estão tomando a cloroquina/hidroxicloroquina também são aconselhadas a manterem (volto a dizer, pela doença de base, não para profilaxia ou tratamento da Covid). Com tanta coisa ainda sendo “descoberta” e relatada em relação as doenças reumatológicas e a Covid, a ênfase nas medidas de isolamento, máscara e a higiene das mãos é fundamental. Para finalizar, as doenças reumatológicas que não são tratadas com essas medicações imunossupressores, como por exemplo a osteoartrite, a osteoporose, a gota,etc, devem ser conduzidas sem nenhuma mudança.

 

Aderson Pessoa de Luna Filho

Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia
Ex-Presidente da Sociedade Pernambucana de Reumatologia

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido