TRE promove live para seus servidores e tira dúvidas sobre a COVID-19

A live teve participação do pneumologista Dr. Alfredo Leite, da médica do trabalho, Dra. Carla Maciel, e do cardiologista, Dr. Cristiano Hecksher, todos médicos da Coordenadoria de Atenção à Saúde, do TRE-PE

Imagem TSE novo coronavírus (Covid-19)

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou no dia 28/05, às 19h, uma live para sanar dúvidas dos servidores sobre o novo coronavírus e os cuidados necessários para sua prevenção no ambiente de trabalho. A live teve participação do pneumologista Dr. Alfredo Leite, da médica do trabalho, Dra. Carla Maciel, e do cardiologista, Dr. Cristiano Hecksher, todos médicos da Coordenadoria de Atenção à Saúde, do TRE-PE (CAS). Dezenas de perguntas foram respondidadas pelos médicos durante a live, porém, em razão do tempo, alguns questionamentos não foram respondidos de imediato. Abaixo as perguntas elaboradas pelos servidores, mas que não foram respondidas durante a live.


Haverá perigo em continuar utilizando sistema de ar condicionado central? 
 
O ideal seria a ventilação natural. Mas é impraticável modificar, ao menos no curto prazo, toda a estrutura física e de ventilação de todos os prédios. 
 
Uma pessoa recém-chegada de SP, deve ficar afastada da família por quanto tempo, até que não haja mais risco de contágio? 
 
São Paulo já não é, há um bom tempo, uma localidade com índice de transmissão maior que o nosso. As recomendações de distanciamento para um caso desses são as universais. 
 
Com base nas evidências científicas atuais, já está encerrada a discussão sobre uso da hidroxicloroquina em pacientes com covid-19? 
 
A discussão não está encerrada, porque ainda faltam  os ensaios clínicos randomizados e controlados. Teremos publicações desse tipo nos próximos meses. 
 
Quais são os riscos que um portador assintomático da covid19 traz para sua saúde? Uma vez que ele não é medicado existe algum estudo que indique danos futuros a sua saúde? 
 
O portador assintomático tem uma chance de cerca de 20% de transmitir o vírus (quando comparada com a chance de um indivíduo com sintomas). Essa transmissão em geral ocorre durante os 2 ou 3 dias que antecedem o início dos seus próprios sintomas. 
 
A cloroquina, mesmo após a divulgação do estudo da Lancet, ainda tem sido prescrita sem nenhum critério. Vocês têm observado, na prática, pacientes com complicações por causa do seu uso? 
 
Já tive pacientes com efeitos colaterais pela cloroquina. Em geral leves, mas vi um paciente apresentar uma alteração importante no eletrocardiograma. 
 
A gente já percebe um certo relaxamento da população, vocês consideram que é possível o retorno antes da vacina? 
 
Certamente há esse risco. Deverá haver um novo aumento de casos entre as pessoas que estavam de fato isoladas. Se essa elevação será grande o bastante para colapsar novamente o sistema de saúde, só o tempo dirá. 
 
Essa diminuição não estaria mascarada pelo lockdown? E caso seja afrouxado o isolamento, haveria um novo pico descontrolado? 
 
Os efeitos benéficos do lockdown ainda serão mais bem avaliados ao final do processo. 
 
O retorno das aulas poderá provocar nova onda? 
 
Em tese, sim. Mas o que importa nesse caso, como sempre, é a relação entre o número de novos casos e a disponibilidade de leitos hospitalares (sobretudo os de uti). 
 
Devemos fazer o teste para a COVID19, mesmo sem nenhum sintoma? Se sim, a quem devemos solicitar o teste? Onde devemos fazer o teste? 
 
Não. 
 
 A UNIMED por meio de e-mail deu a seguinte informação sobre o exame para covid 19: 
--- Caso haja solicitação médica para realização do referido exame, solicitar autorização para análise de nossa auditoria médica, haja vista, existirem diretrizes conforme a ANS para autorização deste exame." 
Pergunto se a CAS (através dos seus médicos) poderá fornecer a requisição com respectivo laudo informando o motivo pelo qual o usuário estará solicitando o mesmo? Isso agilizaria, facilitaria e evitaria que os nossos servidores tivessem que procurar médicos fora, para tal. 

Sim. 
 
Gostaria de saber de Alfredo e Cristiano qual a linha que eles seguem em um doente de COVID leve que esteja se tratando em casa se o paciente toma alguma medicação para evitar a multiplicação do vírus nos primeiros dias dos sintomas da doença? 
 
Não recomendo, atualmente, nenhum medicamento de suposta ação antiviral. Nenhum deles teve sua eficácia comprovada por estudos metodologicamente corretos. Essa postura pode ser modificada futuramente, a depender dos resultados de vários estudos importantes que estão em andamento 
 
Dr. Cristiano comentou sobre o caráter trombofílico da COVID. Pacientes com trombofilia podem ser considerados grupo de risco? 
 
Até o momento não. 
 
No início a preocupação maior era com os idosos. O que aconteceu para que pessoas entre 40 e 60 anos evoluíssem com gravidade e morte? 
 
São casos raros. Normalmente associados a obesidade, asma ou outra co morbidade grave. 
 
Eu gostaria de saber se pessoas com trombofilia se enquadram entre os pacientes de risco para o novo coronavírus. Vi um estudo em cadáveres que identificou a presença de trombos nos pulmões de pacientes. Depois, outro estudo apontou que a COVID deveria ser tratada como uma doença trombótica, apontando que os distúrbios de coagulação sanguínea estejam na base dos sintomas mais graves da doença. 
 
Até o momento não. 
 
Fazer exercícios ao ar livre (corrida) traz risco?  
 
Não. 
 
Se não, o exercício deve ser feito com máscara? 
 
Sim 
 
Haverá perigo em continuar utilizando sistema de ar condicionado central? 
 
A recomendação é que os ambientes sejam mantidos bem ventilados e arejados. De modo geral, a ventilação natural é preferível ao uso de ar condicionado para prevenção da propagação do vírus. Sabe-se, entretanto, que é inviável em muitas situações. 
 
Órgãos de engenharia e arquitetura, bem como de segurança no trabalho, recomendam medidas tais como aumentar a troca de ar nos ambientes de trabalho e a instalação de filtros de ar de alta eficiência, para minimizar o risco de transmissão da doença. O TRE-PE conta com um Comitê Gestor Local de Atenção à Saúde, composto por representantes de várias unidades. Representantes da CEA estão avaliando a viabilidade de aplicação dessas medidas, em nossa realidade. 
 
No retorno às atividades presenciais, como será tratado o uso dos ambientes coletivos como elevador, lanchonete etc.?
 
O Comitê Gestor Local de Atenção à Saúde do TRE-PE vem elaborando uma série de recomendações à alta gestão, para o retorno às atividades presenciais. Estas recomendações têm se pautado, dentre outras, na indicação de distanciamento social e reforço das medidas de higiene (ex.: restrição do acesso num mesmo momento, maior atenção à limpeza). 
A aplicação de tais recomendações dependerá, entretanto, da aprovação pela gestão; da adoção de providência pelos setores responsáveis e, por fim, da conscientização de cada servidor, responsável pela sua execução. 
ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido