Cemel participa da 14ª Semana da Primavera dos Museus

Em edição virtual, o evento divulga museus brasileiros e promove atividades ligadas à cultura e à história

Foto interior CEMEL

O Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco (Cemel) está participando da 14ª Semana da Primavera dos Museus. Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento anual visa a promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, intensificando suas relações com a sociedade.

De acordo com Télia Gaspar, chefe da Assistência do Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco, a importância do evento está relacionada à nossa própria história. “Precisamos olhar para o passado para que possamos construir firmemente o futuro”, comenta.

Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, as atividades serão realizadas apenas em ambiente virtual. A situação impôs um novo desafio ao Cemel, que teve de adaptar-se para seguir a nova proposta. “Lidar com tudo que já tínhamos como trabalho diário e ainda procurar conhecimentos para levar esse trabalho de forma virtual está sendo bastante desafiador”, diz Télia. “Mas nada nos tira a vontade de que mais pessoas sejam alcançadas por um conteúdo de qualidade, como o que temos orgulho de fazer”, complementa.

Ela ainda destaca a necessidade de projetos que preservem a memória da Justiça Eleitoral. “Não há como fazer boas escolhas se não conseguimos olhar nossa própria trajetória. A preservação dessa memória, dentro de um espaço específico para isso, deixa tangível os erros e acertos”, explica. “Cabe a nós, que temos esse instrumento de educação nas mãos, propagar e convidar, dando oportunidade para que o povo possa olhar para essa realidade”.

O tema desta edição da Semana da Primavera dos Museus é “Mundo Digital: Museus em Transformação”. Segundo o Ibram, “a crise que a pandemia apresenta ao setor pode significar a oportunidade de observarmos o desafio da transformação digital para as instituições de memória, em um sentido mais amplo, e para os museus e seus públicos, em especial”.

Em comunicado, o Instituto afirma que este é o momento de experimentar novas práticas, linguagens e formas de disseminar as informações dos museus.

O Cemel participa de forma online, cumprindo as orientações do Ibram, pelo perfil no Instagram, @cemel.pe. Serão promovidas lives e o lançamento da revista digital Memórias em um Clique. Nesta quarta-feira, 23, às 18h, o Centro realizará uma mesa redonda virtual com o tema “Museus em transformação – uma conversa entre espaços museológicos”.

A mesa, que será transmitida pelo Instagram, na página do Cemel TRE (@cemel.pe) contará com a presença de Ana Paula Vasconcelos Araújo, do Centro de Memória Eleitoral prof. Tarcísio Medeiros do TRE-RN, Fabiana Sales, técnica em assuntos educacionais do Museu da Abolição – Ibram, Mônica Pádua, gerente do Memorial da Justiça do TJPE, e Télia Gaspar, chefe da Assistência do Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco.

A 14ª Semana da Primavera dos Museus ocorre de 21 a 27 de setembro. Participam 520 museus, em todo o Brasil, promovendo mais de 1,3 mil atividades, entre palestras, visitas virtuais mediadas, exibições de filmes, contação de histórias, exposições, shows musicais e rodas de conversa. A programação completa está disponível na página museus.gov.br.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido