Apresentação

A Biblioteca do TRE-PE existe, embrionariamente, desde 1946, porém só foi realmente estruturada a partir de 1984, com a finalidade de fornecer informação para auxiliar o desenvolvimento das atividades jurídicas e administrativas do Tribunal.  Possui um acervo especializado em Direito Eleitoral, mas abrange também publicações dos diversos ramos do Direito (Constitucional, Penal, Civil, Administrativo, Processo Penal, Processo Civil, etc.) e das áreas de Administração, Ciência Política, Contabilidade, Finanças, Informática, entre outras. A coleção possui mais de 8 mil itens à disposição do usuário, e é composta por livros, folhetos, CDs, DVDs, fotografias, mapas, diários oficiais, revistas jurídicas, trabalhos acadêmicos dos servidores e relatórios de eleições, além de mais de 300 títulos de periódicos (com mais de 4.000 volumes). Também tem um acervo de documentos históricos (fotografias e relatórios de eleições impressos de 1932 ate 1988) que ainda estão em fase de processamento técnico para digitalização e disponibilização na internet.

Fazia parte da Seção de Legislação, Biblioteca e Arquivo (SELBA) da Coordenadoria de Jurisprudência e Editoração da Secretaria Judiciária, de acordo com inciso IV do Art. 3º da  Resolução nº 106, de 04/07/2008. Com a publicação da Resolução nº 300 de 28/08/2017,  passou a integrar a Escola Judiciária Eleitoral (EJE).  Está inserida na Seção de Arquivo e Gestão Documental e Biblioteca (SEAGED), da Secretaria Judiciária (SJ).

Em sessão do Pleno, no dia 19 de fevereiro de 2019, foi apresentada proposta de Nominação da Biblioteca, pelo Desembargador Stênio Neiva, fundamentada no Artigo 196 da Resolução 292/2017 do TRE-PE e na Lei 6.454, de 24 de outubro de 1977. Em Cerimônia Solene no dia 11 de março de 2019, a biblioteca passou a ser chamada "Biblioteca Desembargador Agenor Ferreira de Lima".

Atendendo tanto o público interno quanto o público externo, seu serviços contam com o tradicional serviço de empréstimos que é oferecido a funcionários e membros do TRE e às bibliotecas de outras instituições, além dos demais atendimentos à demandas (pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, cientistas políticos, mestrandos, doutorandos, advogados, jornalistas, candidatos, cabos eleitorais, estudantes de graduação e cursos técnicos etc) que podem fazer consulta pessoalmente, por telefone ou e-mail. Os livros e periódicos são emprestados pelo período de oito dias, podendo ser renovados. Os demais usuários (público em geral) podem realizar consultas presenciais ao acervo na própria biblioteca.

A biblioteca integra a Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (REJE) , formada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Nesta rede, disponibiliza o acervo em bases de dados bibliográficas e textuais. Também é responsável por atender às solicitações de pesquisas sobre eleições, legislação e assuntos relacionados ao direito eleitoral; realizar a normalização das publicações do Tribunal, orientar o público interno sobre a normalização de trabalhos acadêmicos e fazer a gestão de contratos de materiais e serviços bibliográficos.

Está localizada no 2º andar do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, na Avenida Agamenon Magalhães, N° 1160, Graças, Recife/PE - CEP 52.010-904. 

O horário de funcionamento para o público externo é das 08:00 às 14:00, de segunda a sexta-feira.

Telefone: (081) 3194-9461.

e-mail: biblioteca@tre-pe.jus.br