REJE - Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral

Logo da REJE - Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral

A Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (Reje) foi criada com o objetivo de interligar todas as bibliotecas eleitorais. A rede integra, em uma única base de dados, informações referentes aos acervos de todas as bibliotecas da Justiça Eleitoral. É composta pela biblioteca do TSE, que a gerencia, e pelas bibliotecas de todos os tribunais regionais eleitorais, somando ao todo 28 bibliotecas.

Entre os objetivos da Reje estão a padronização de procedimentos e o aperfeiçoamento dos registros bibliográficos já existentes. Espera-se que a Reje se torne referência nacional como rede de bibliotecas, bem como em bibliografia de Direito Eleitoral.

As videoaulas apresentadas, na galeria ao lado, têm como objetivo auxiliar o usuário no acesso à REJE, através do ALEPH ( Automated Library Expandable Program ),  sistema de gerenciamento do acervo das  bibliotecas que integram a rede.

Acesso ao catálogo da REJE.

Inscrição

Para ter acesso aos serviços oferecidos pela REJE (empréstimo, reserva, renovação e perfil DSI) é necessário se inscrever na Biblioteca através do e-mail biblioteca@tre-pe.jus.br . Na mensagem devem ser enviados, obrigatoriamente, o nome completo,  nº do título de eleitor, a lotação, telefone, e-mail e endereço . Podem solicitar inscrição na Biblioteca: os Desembargadores eleitorais, o procurador eleitoral, os juízes eleitorais, os promotores eleitorais, os servidores efetivos, os requisitados, os terceirizados, os estagiários e os alunos da EJE. O número de identificação do usuário (ID) é o nº do título de eleitor será criada uma  senha de 1 a 8, que posteriormente deverá ser alterada pelo usuário.

Identificação

Na página inicial da REJE, clicar no link Login .

Para identificação, preencher o campo ID DO USUÁRIO com o número do título de eleitor e o campo SENHA com os números de 1 a 8. Em seguida, pressionar a tecla ENTER ou clicar na opção IDENTIFICAÇÃO.

Ao utilizar o sistema pela primeira vez, o usuário deverá fazer alteração de sua senha, que será  pessoal e intransferível, e o habilitará a fazer consultas, renovações, reservas, definir perfil DSI e solicitar empréstimos.

Para alterar a senha, basta clicar no link SENHA e preencher os campos solicitados.

Pesquisa

Para realizar uma a pesquisa deve-se escolher uma base de dados  ou uma biblioteca.

Podem ser feitas diversas formas de pesquisa:

Pesquisa simples :  mais geral, pesquisa um termo de busca em todos os campos existentes ou pelo campo selecionado (autor, Título, assunto, etc)

Pesquisa avançada : mais específica,  disponibiliza até três campos para busca.

Pesquisa multicampo : é possível fazer uma busca utilizando todos os campos disponíveis, não sendo obrigatório o preenchimento de todos eles. É ideal para pesquisas específicas, pois refina bastante os resultados, dependendo do termo de busca escolhido.

Pesquisa multibase : a grande diferença é que há uma lista das bases para que o usuário possa pesquisar em diversas bases simultaneamente, além de 2 novas bases, a “Legislação Eleitoral Partidária” e “Normas aplicáveis ao TSE”.

Serviços on line da REJE

  • Consulta ao acervo de todas as bibliotecas da Justiça Eleitoral;
  • Verificação da situação do usuário (empréstimos, renovações, reservas);
  • Solicitação de reserva de livros emprestados;
  • Renovação de empréstimos, limitado até 6 vezes;
  • Cobrança de empréstimos atrasados por e-mail;
  • Envio de recibo de empréstimo e  de devolução via e-mail;
  • Criação de perfil DSI para visualização do histórico de pesquisas do usuário e recebimento (via e-mail, por exemplo)  de informações a respeito de suas áreas de interesse, que serão previamente definidas.

Campo de Dicas

O sistema disponibiliza um link que dá acesso a uma página com dicas e sugestões de melhor utilização do catálogo. Apresenta possíveis perguntas e dúvidas frequentes dos usuários, e as responde de forma clara e simples. É uma ótima ferramenta de ajuda ao usuário, que, associada a este guia, permite uma busca eficiente, prática e com resultados favoráveis.