Campanha de Gentileza

O presidente do TRE-PE, Antônio Carlos Alves da Silva, lançou a campanha da Gentileza no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O lançamento não foi uma solenidade, mas uma ação inusitada que pegou os servidores de surpresa. Acompanhado da sua equipe, foi de sala em sala para distribuir cartazes e convocar todos para participarem. “A gentileza no ambiente de trabalho é essencial. Muitas vezes na correria diária esquecemos de ser gentis com nossos colegas, o que pode ocasionar sérios problemas de relacionamento”, explicou na ocasião.

A campanha foi criada em 2010, na gestão do desembargador José Fernandes de Lemos como presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco. A jornalista Rosa Miranda e o publicitário Luciano Costa criaram o texto e a arte, além de uma dinâmica que vai evoluindo para uma participação efetiva de todos os que fazem a organização. A ideia de Antônio Carlos foi adaptar a campanha para o TRE-PE e contou com todo apoio do atual presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves, que forneceu todo material.

“Na segunda fase da campanha vamos entrevistar os colaboradores do TRE-PE, da alta gestão aos terceirizados, perguntando para eles quais as ações de gentileza que eles desejam dos colegas. É uma forma de colocar o assunto em pauta para uma reflexão coletiva”, explica Rosa Miranda, que atualmente é a assessora de Comunicação do TRE-PE. As dez dicas de Gentileza, tema do cartaz distribuído pelo presidente, também serão disponibilizadas por e-mail para todos os servidores. “A intenção é que as dicas de Gentileza ganhem o mundo. Os servidores podem replicar por e-mail e nas redes sociais”, afirma o sempre simpático Presidente, que já foi auxiliar de portaria no Fórum Paula Batista.

“O presidente foi muito simples, chegou aqui com tanta tranquilidade. Outras autoridades não tinham esse comportamento de tratar a gente como um igual. Essa campanha dele é perfeita, faz a gente ser mais gente”, avalia a servidora Nara Maria Santiago Arraes. Os servidores do prédio sede TRE-PE tiveram uma tarde diferente. A visita durou quase a tarde inteira e ele visitou todos os andares do prédio, além dos setores anexos. O Presidente lançou esta campanha de uma forma diferente: dando o exemplo.

Conheça as nossas dicas de gentileza.