Em solenidade emocionante, TRE-PE homenageia personalidades e instituições

Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca foi entrega neste segunda-feira àqueles que prestaram - e prestam - serviços à Justiça Eleitoral

TRE-PE - Cerimônia da Medalha Frei Caneca 2018

Numa solenidade descontraída, prestigiada e repleta de celebrações, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) entregou, nesta segunda-feira (30) 38 medalhas e três diplomas a pessoas e instituições que contribuem ou contribuíram com a Justiça Eleitoral brasileira e, principalmente, pernambucana. A Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca é a maior comenda concedida pelo Tribunal.

Antes da cerimônia, por volta das 16h30, houve o descerramento da placa com a fotografia do desembargador Antônio Carlos Alves da Silva na galeria dos ex-presidentes. Ele presidiu o TRE no biênio 2015/2017.

Ao lado do colega homenageado, o atual presidente do TRE-PE, Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, fez questão de frisar que aquele momento era muito mais que o cumprimento de uma tradição.  "Isso é um reconhecimento pelo trabalho profícuo do desembargador Antônio Carlos. Um reconhecimento pela sua simplicidade e pela  maneira humana de tratar colegas desembargadores, juízes, servidores e o público demandante."

O ex-presidente elogiou todos os servidores do TRE-PE e também destacou as atitudes do seu sucessor. "Como eu sabia que o desembargador Luiz Carlos iria me substituir, eu acho que na primeira vez da história, esse Tribunal teve uma transição três meses antecipada. O desembargador Luiz Carlos assumiu, eu passei a transição e ele conversou com cada servidor. Eu acho que todo presidente deve fazer isso”, concluiu o desembargador Antonio Carlos.

Após a homenagem ao ex-presidente, começou a sessão solene para a entrega das medalhas (veja os homenageados no final desta matéria).

Diante de um auditório lotado, a mesa, composta pelos desembargadores do TRE-PE Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, Agenor Ferreira de Lima Filho, Vladimir Carvalho, Gabriel Cavalcanti Filho, Alexandre Pimentel, Érika de Barros Ferraz e Júlio e Alcino de Oliveira Neto, ganhou também a presença de outras autoridades: o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo;  o presidente do Tribunal Regional Federal  da 5ª Região (TRF5), desembargador Manoel de Oliveira Erhardt, o comandante militar do Nordeste, general Artur Costa Moura, o comandante da Aeronáutica em Pernambuco, brigadeiro do ar Walcyr Josué de Castilho Araújo e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ronnie Preuss Duarte. A solenidade também contou com todos os desembargadores eleitorais substitutos.

Antes de os agraciados serem chamados, o cantor Almir Rouche e o Maracatu Rural Leão Formoso deram um ar festivo e alegre à sessão solene.  A chamada dos agraciados seguiu uma dinâmica fácil e ágil. Após as citações do cerimonial do TRE, os agraciados iam até à mesa e recebiam as medalhas e diplomas das autoridades. Em alguns casos, o presidente do TRE-PE fazia uma breve consideração sobre o agraciado. Juntos, todos tiravam fotografias e o homenageado assinava seu diploma.

Um dos momentos mais emocionantes foi quando as filhas dos desembargadores aposentados Amaro Araújo e Nereu Santos subiram ao pleno para receber a medalha de seus pais. O presidente Luiz Carlos de Barros Figueirêdo fez questão de enaltecer o trabalho de ambos, que não puderam comparecer. 

As atitudes simbólicas não pararam por aí. "A entrega da Medalha Frei Caneca,  mártir do Brasil, propiciou cenas nunca vistas. O sindicato  dos trabalhadores  recebendo a medalha, por proposição  do presidente do Tribunal.  Um general 4 estrelas e um filho de um desaparecido politico, sobrinho do meu querido amigo Marcelo, lado a lado, recebendo a mais alta comenda do TRE-PE. A história  não pode jamais ser esquecida,  mas não basta falar sobre um novo país, mais democrático  e  plural. Isto se faz com gestos", disse o presidente do TRE-PE, fazendo referência à medalha recebida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário em Pernambuco (Sintrajuf) e pelo advogado Felipe Santa Cruz Scaletsky, filho do desaparecido político Fernando Santa Cruz e sobrinho de Marcelo Santa Cruz.

Quem pôs a medalha no peito do advogado foi a desembargadora eleitoral Érika de Barros Ferraz. E a escolha não foi por acaso.

Horas após ser agraciado com a comenda, o advogado postou em em sua página no Facebook uma emocionante referência à sua própria história. "Quando meu pai foi perseguido e desapareceu na ditadura, uma rede de solidariedade surgiu para amparar a mim e aos meus. Um dos episódios que mais me emociona foi a minha volta para Recife, ainda bebê, como 'irmão gêmeo' da filha de um amigo de meu pai. Hoje, essa minha irmã, Érika Ferraz, tem a generosidade de me agraciar com a medalha Frei Caneca, do TRE de Pernambuco. Fico duplamente emocionado ao saber que certamente nossos pais estão conosco aqui...".

Veja fotos da solenidade aqui.

AGRACIADOS DA MEDALHA DO MÉRITO ELEITORAL FREI CANECA 2018

CLASSE OURO
Desembargador Amaro José de Araújo
Desembargador Araken Mariz de Faria
General de Exército Artur Costa Moura
Desembargador Cid Marconi Gurgel de Souza
Procuradora Eliane de Albuquerque de O. Recena
Desembargador Eurico de Barros Correia Filho
Doutor Felipe Santa Cruz Scaletsky
Desembargador Fernando Eduardo de Miranda Ferreira
Desembargador Francisco Eduardo Gonçalves Sertório Canto
Desembargador Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho
Desembargador Humberto Costa Vasconcelos Júnior
Desembargador Itamar Pereira da Silva Júnior
Procurador Joaquim José de Barros Dias
Desembargador Josias Horácio da Silva
Desembargadora Karina Albuquerque Aragão de Amorim
Doutor Marcelo Andrade Bezerra Barros
Desembargador Nereu Pereira dos Santos Filho
Desembargador Nilton Wanderley de Siqueira
Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
Procurador Wellington Cabral Saraiva

CLASSE PRATA
Juiz André Vicente Pires Rosa
Doutor Carlos Gil Rodrigues
Padre Francisco Damião Filho
Juiz Heraldo José dos Santos
Doutora Alda Isabela Saraiva Landim Lessa
Juiz Federal Jorge André de Carvalho Mendonça
Juiz José Fernando dos Santos Souza
Doutor Luís Gustavo Japiá Mota
Juíza Estadual Paula Maria Malta Teixeira do Rego
Doutora Roberta Karine de Azevedo
Doutor Ruy Gustavo Rattacaso de Araújo
Doutor Vicente Moreno Filho
Doutor Wellington Gadelha de Freitas

CLASSE BRONZE
Doutora Jane Leite Wanderley
Doutor José Maria Onório Pessoa
Doutora Marta Regina de Moura Vaz de Oliveira
Jornalista Saulo José de Araújo Moreira
Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal em Pernambuco
(SINTRAJUF/PE)
Diplomas ao Mérito
Hélio José de Santana
Jadson Maia dos Santos
Wladimir José Figueiredo Domingos

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido