Palestras sobre como gerar valor para o cidadão e melhorar o serviço público foram tema central do segundo bloco do fórum de boas práticas

O evento reuniu servidores do Poder Judiciário de todo o Brasil

O evento reuniu servidores do Poder Judiciário de todo o Brasil

O segundo bloco do Fórum de Prática de Governanças e Gestão de Pessoas, que reuniu 163 servidores de todo o Brasil, aconteceu na tarde desta quinta-feira (15) no Hotel Nobile Suítes Executive, em Boa Viagem. Os integrantes do poder judiciário acompanharam um dia inteiro de palestras e debates, que tiveram a finalidade de compartilhar práticas e conhecimentos para o aperfeiçoamento do serviço público.

Quem abriu o segundo turno do evento foi o técnico do Tribunal de Contas da União (TCU) Adriano Amorim, com a palestra A Geração de Valor Público nas Organizações. E gerar valor público, segundo ele, é "entregar serviços que melhoram a vida das pessoas utilizando os recursos com economia e ética". Olhos atenciosos observaram Adriano defender que as pessoas precisam saber o que está sendo feito com o seu dinheiro, e que os servidores têm o dever de prestar contas e de justificar os seus gastos. Depois disso ele disse que para atender as necessidades de uma sociedade é preciso, antes de mais nada, conhecê-las. “Não podemos esquecer de olhar para fora, para as pessoas que estão pagando o nosso salário. Precisamos ouvi-las, saber do que elas precisam", acrescenta.

Entre os temas levantados pelo palestrante teve destaque o estímulo à produtividade e à superação do excesso de burocracia. O objetivo é que o cidadão que se desloca até o local de atendimento não precise voltar para casa por ter esquecido algum documento, por exemplo. “Em vez de pensar em facilitar nossa vida, precisamos pensar em utilizar procedimentos que facilitam a vida do cidadão. Temos de evitar que ele precise ir e voltar várias vezes para resolver alguma coisa”, complementa Adriano.

Para alcançar esses objetivos respeitando as limitações orçamentárias foram compartilhados com os servidores exemplos práticos, resultados apurados em avaliações do TCU, levantamentos de governança e formas de aplicar correções e amadurecer processos que apresentam falhas.

Em seguida, a palestra ministrada por Cynara Casé e João Paulo Monteiro, servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), apresentou uma trilha de aprendizagem direcionada aos novos servidores. “Tem vídeos sobre a legislação, cursos de nivelamento, atendimento ao público, tudo o que o servidor precisa aprender quando entra no TRE”, diz Cynara. Além disso, a trilha foi transformada em jogo, e a servidora recém chegada Lilian Lawall, que teve a maior pontuação do game, também esteve no evento. O próximo passo é desenvolver outras trilhas voltadas a servidores mais antigos e à alta administração.

O evento foi encerrado pelas servidoras Andréa Albuquerque e Simone Barros, também do TRE-PE, que apresentaram o Programa de Estágio do tribunal como boa forma de gestão no serviço público. Foram apresentados tanto o modelo de seleção quanto o sistema informatizado que faz a gestão do programa de estágio, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do próprio TRE.

O Fórum terá continuidade amanhã (16) com a seguinte programação:

16 de agosto
09:00 – Palestra – Lilian Bertoldi Garcia (Tribunal Superior do Trabalho – TST)
10:30 – Intervalo
11:00 – Trabalho de boas práticas – Plantão / Semana + Saúde – TJPE
11:45 – Trabalho de boas práticas – Espaços de Discussão dos Riscos Psicossociais Relacionadas ao Trabalho – TRE/PE
12:30 – Almoço
14:00 - Trabalho de boas práticas – Qualidade de vida – JFAL
14:45 – Trabalho de boas práticas – Grupo de Gerenciamento de Estresse TJPE
15:30 – Intervalo
16:00 – Palestra – Comunicação não violenta – Marcelo Pelizzoli
17:30 - Encerramento

As fotos do evento podem ser vistas no Flickr do TRE-PE.

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