Saiba como sua escola pode agendar visita ao CEMEL

O Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco abriga artefatos que contam não só a história da democracia, mas a história do nosso povo

O Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco abriga artefatos que contam não só a hist...

Todas terças e quintas-feiras têm sido assim: por volta das 9h, um veículo estaciona no imponente casarão de número 320 da Avenida Rui Barbosa e meninos e meninas, com roupas escolares, descem. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) tem recebido a visita de estudantes que vêm conhecer um pouco da sua própria história. Sim, a história de um país é a história de cada um, e fala de nosso povo, de nossas decisões, de nossa trajetória dentro de um universo maior, e isso pode ser encontrado no Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Pernambuco, conhecido simplesmente como CEMEL.

O CEMEL foi concebido para abrigar uma exposição em que mostra a trajetória da democracia no Brasil, passando pela criação da Justiça Eleitoral com seus primeiros títulos, documentos e fotografias que retratam situações históricas e que permitem às pessoas se transportarem para aquela época. Todo esse passeio pelos séculos é guiado por pessoas capacitadas, que têm o domínio da matéria e que, além de falarem com propriedade, falam com amor pelo que fazem.

Durante o ano de 2019, elaborou-se uma agenda de visitação para atender a esses alunos da melhor forma, tendo recebido até o mês de setembro 494 pessoas, sendo a imensa maioria de alunos da rede pública e particular. A agenda para 2020 já está aberta, e as escolas podem fazer contato através do e-mail eje@tre-pe.jus.br , ou pelos telefones 3194-9554/9444 e ainda pelo WhatsApp (081) 98237-9283.

icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido