TRE-PE realiza o 6º Dia de Segurança da Informação

O evento será híbrido, acontecendo na sala de Sessões do Tribunal e sendo transmitido no Youtube TRE-PE, das 9h às 12h

TRE-PE 6ª dia de Segurança

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizará, no dia 1º de dezembro, a 6ª edição do Dia da Segurança da Informação. O evento será híbrido, acontecendo na sala de Sessões do Tribunal e sendo transmitido no Youtube TRE-PE, das 9h às 12h.

O evento, organizado pelo Comitê de Governança de Segurança da Informação (CGSI), ocorrerá na Sala de Sessões do Prédio Sede do TRE-PE e em uma sala online da ferramenta Zoom webinar, a qual terá link para acesso disponibilizado posteriormente nos canais oficiais do Tribunal. Além disso, todas as palestras serão transmitidas abertamente pelo canal do TRE-PE no Youtube.

O 6º Dia da Segurança da Informação será aberto pelo Presidente do TRE-PE, desembargador Carlos Frederico Gonçalves de Moraes, e contará com duas palestras.

A primeira, às 9h30, trata da “Segurança do Processo Eleitoral”, com o assessor da Secretaria de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Célio Wermelinger. A palestra foca em responder perguntas fundamentais acerca do processo eleitoral, mecanismos de auditoria, acompanhamento e possibilidade de fraudes. Célio é formado em Processamento de Dados, com pós-graduação em “Internet, Objetos e Sistemas Distribuídos” e desde 2007 atua na Justiça Eleitoral, estando na Gerência do Projeto de Identificação Biométrica, na Gerência do Teste Público de Segurança e na equipe de especificação da urna eletrônica.

Já a segunda palestra, às 10h40, é voltada ao tema “Privacidade e Segurança” com o professor do Departamento de Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), George Valença. A palestra abordará a privacidade digital e sua relação com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), debatendo a proteção de dados no cotidiano das pessoas. Em sua pesquisa de doutorado, George desenvolveu uma teoria sobre relações de poder em plataformas de software. Obteve os títulos de doutor, mestre e bacharel pelo Centro de Informática/UFPE, com parte de sua formação pela Université de Technologie de Compiègne, na França. Atualmente, explora a governança de plataformas de software, investigando temas como privacidade e inovação aberta. No Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, atua como cientista-chefe de um convênio de cooperação técnica que reúne 15 pesquisadores para a transformação digital da instituição.

Para o assessor-chefe de Planejamento e Gestão Estratégica (Asplan), Manoel Acácio Leite Neto, o evento tem como objetivo “ajudar a disseminar e consolidar o tema da segurança digital dentro do nosso dia a dia, desmistificando questões que parecem ser inacessíveis. É um tema prático, que permeia todas as nossas atividades e processos de trabalho no TRE”.

Vale ressaltar que o evento vale para adicionais de qualificação. Os servidores interessados no registro deverão comparecer na sala de sessões do TRE ou assistir as palestras pela plataforma Zoom. Ao final do evento haverá sorteio de brindes.

icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido