Em cerimônia concorrida, TRE-PE diploma os eleitos nas Eleições 2022

Solenidade marcou a diplomação da primeira governadora e da primeira senadora eleitas no Estado

TRE-PE - Governadora eleita Raquel Lyra na cerimônia de diplomação das Eleições 2022
Raquel Lyra recebe o diploma ao lado da família. Foto: Ademar Filho/TRE-PE

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou, nesta segunda-feira (19), a sessão solene de diplomação dos eleitos nas Eleições 2022, cerimônia que aconteceu no Teatro Guararapes, do Centro de Convenções. A concorrida solenidade, que lotou as dependências do teatro, marcou a diplomação da primeira governadora eleita do Estado, Raquel Lyra, junto com a sua vice, Priscila Krause, e da primeira senadora eleita por Pernambuco, Teresa Leitão. Ao todo, 79 eleitos foram diplomados e o TRE também entregou os certificados para os sete conselheiros distritais do arquipélago de Fernando de Noronha eleitos no pleito de 2 de outubro.

Acesso rápido:
Assista à cerimônia de diplomação na íntegra
Veja um vídeo do resumo da cerimônia
Acesse as fotos do evento

A cerimônia de diplomação foi comandada pelo presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães, e contou com as presenças, na mesa de honra, de todos os integrantes da corte eleitoral; do procurador regional eleitoral, Roberto Moreira; da vice-governadora Luciana Santos, representando o governador Paulo Câmara; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros; do 1° vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Antenor Cardoso Soares Júnior; do desembargador federal Cid Marconi Gurgel, representando o Tribunal Regional Federal da 5ª região; do desembargador Sérgio Torres Teixeira, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª região; do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Ranílson Ramos; do defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas; do prefeito do Recife, João Campos; e do presidente da OAB Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins.

No discurso, o presidente do TRE fez uma defesa da democracia, do direito fundamental do voto e do sistema eleitoral brasileiro, ressaltou o momento histórico de Pernambuco ter elegido, pela primeira vez, três mulheres para os cargos majoritários, e enalteceu o trabalho da Justiça Eleitoral.

“É necessário combatermos, com veemência, toda e qualquer conduta que venha atentar ou ameaçar o nosso regime democrático de direito. Foram eleições muito desafiadoras para a Justiça Eleitoral. Fomos alvos constantes sobre a segurança e confiabilidade do nosso sistema eletrônico de votação. (…) O conjunto da Justiça Eleitoral, capitaneado pelo Tribunal Superior Eleitoral, em harmonia com os 27 Tribunais Regionais Eleitorais, sem medir esforços, cumpriu, mais uma vez, o papel que lhe é confiado pela nossa Carta Magna”, disse o desembargador André Guimarães.

Após a palavra do presidente, ocorreu a entrega dos diplomas à governadora eleita, à sua vice, à senadora eleita e aos seus dois suplentes. Na sequência, a governadora eleita, Raquel Lyra, fez seu discurso. Ela citou o diálogo e o entendimento entre os poderes e entre os entes públicos federados como uma de suas metas ao assumir o Executivo em 1º de janeiro, e dedicou seu diploma às mulheres. “Este diploma que recebo aqui é todas as pernambucanas, que travam batalhas diárias para levar uma vida melhor para si e para os seus, para cuidar de suas famílias, por uma vida mais digna, este governo será de vocês”, afirmou. Ela foi a única a discursar entre os diplomados e diplomadas.

Na sequência, os 25 deputados federais e os 49 deputados estaduais eleitos subiram ao palco, por ordem alfabética, para receberem seus diplomas, a maioria acompanhado de parentes.

Com a diplomação, se encerra oficialmente o período eleitoral para o TRE. Ao final do evento, o presidente André Guimarães fez um balanço do ano eleitoral e da festa da diplomação. “O mais importante é que prevaleceu a democracia, a festa democrática. A Justiça Eleitoral cumpriu sua missão e entregou o resultado fidedigno da vontade popular por meio do nosso processo eletrônico de votação”, afirmou.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido