TRE-PE e Escola Judiciária celebram os 90 anos da Justiça Eleitoral

Foram entregues Diplomas do Mérito Acadêmico

Foram entregues Diplomas do Mérito Acadêmico

“Nesta manhã iluminada, estamos reunidos para celebrar a democracia. Nós, que fazemos a Justiça Eleitoral, temos um compromisso com o regime democrático”. Com essas palavras, o presidente do TRE de Pernambuco, desembargador André Guimarães, deu as boas vindas aos convidados para o evento que comemorou os 90 anos da criação da Justiça Eleitoral e da inscrição das primeiras eleitoras de Pernambuco. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira, 30, na Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Virgínio Marques Carneiro Leão (EJE), vinculada ao TRE-PE.

A tônica da celebração foi o reconhecimento da importância do papel que várias autoridades desempenharam na construção da EJE e do TRE-PE. O decano dos diretores-gerais do TRE-PE, professor Humberto Costa Vasconcelos, que exerceu o cargo em vários mandatos, foi homenageado e descerrou a placa comemorativa aos 90 anos da Justiça Eleitoral. Em seu discurso, o professor Humberto destacou a sua vivência no TRE como um local em que “construiu amizades, teve momentos significativos e se sente agora privilegiado com a generosidade” de receber esta homenagem.

A desembargadora eleitoral Mariana Vargas, primeira diretora da escola judiciária, cujo mandato termina no primeiro trimestre de 2023, lembrou aos presentes que há “186 valorosas juízas no Tribunal de Justiça de Pernambuco, todas aptas a dirigir com competência a instituição”. Antes de inaugurar a galeria de fotos das “Diretoras e Diretores da EJE", a magistrada destacou a importância da ocupação dos espaços por mulheres, e se disse esperançosa por ver mulheres a sucedendo.

As duas primeiras mulheres eleitoras de Pernambuco, Martha de Holanda e Celina Nigro, também foram homenageadas pela EJE. Além de servirem de inspiração para um poema escrito pela poeta, estudante de Jornalismo e estagiária do TRE-PE, Viviane Maria Santos, as pioneiras tiveram sua história contada em um breve vídeo preparado pela EJE e também em uma matéria publicada aqui no site do TRE-PE.

Na sequência, todos os ex-diretores da Escola foram agraciados com o Diploma do Mérito Acadêmico da Escola Judiciária Eleitoral, assim como outras personalidades cujas contribuições são destaque no desenvolvimento da JE no Estado. Confira a lista aqui.

Revista

A EJE lançou o segundo número da revista eletrônica “Memórias em um Clique”, focada em fazer um resgate da história do voto em Pernambuco. Esta edição, entre outros textos, traz uma matéria especial sobre o Solar dos Manguinhos, imóvel adquirido pelo TRE-PE, na Praça do Entroncamento. A revista pode ser lida neste link

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido