Dia da Terra é comemorado em 22 de abril

A Assessoria de Gestão Socioambiental do TRE-PE lembra a data

A Assessoria de Gestão Socioambiental do TRE-PE lembra a data

Adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009, o dia 22 de abril é dedicado a promover em todo o mundo a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável. No entanto, a comemoração também chega sob alertas do prazo limite para a redução do aquecimento global e do desmatamento.

O novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, indica que as emissões nocivas de carbono de 2010-2019 foram as mais altas na história da humanidade, com aumentos de emissões registrados “em todos os principais setores do mundo”.

Para o secretário-geral da organização, António Guterres, esta é a prova de que o mundo está em um caminho rápido para o desastre, o que pode tornar o planeta inabitável. “Isso não é ficção ou exagero. É o que a ciência nos diz e que resultará de nossas atuais políticas energéticas. Estamos no caminho para o aquecimento global de mais que o dobro do limite do que foi acordado em Paris em 2015", ressaltou.

A questão do crescimento urbano

Segundo os cientistas e autores do relatório, uma parcela crescente de emissão de carbono pode ser atribuída a vilas e cidades. O relatório sinaliza que as reduções de emissões na última década “foram menores do que os aumentos de emissões, devido ao aumento dos níveis de atividade global na indústria, abastecimento de energia, transportes, agricultura e edifícios”.

O painel de cientistas ressalta, no entanto, que ainda é possível reduzir pela metade as emissões até 2030 e incentiva os governos a intensificar as ações. Como exemplo dos avanços os autores chamam atenção para a redução significativa no custo das fontes de energia renovável, desde 2010, em até 85% para energia solar e eólica e baterias.

icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido