TRE-PE participa do encontro de Corregedorias da Justiça Eleitoral, em Fortaleza

Este é o primeiro encontro do CCORELB de 2023

Este é o primeiro encontro do CCORELB de 2023

O 50º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB) iniciou na manhã desta quinta-feira, 26/1, com a reunião dos secretários e secretárias das Corregedorias e a apresentação de projetos e debates. O evento acontece na nova sede do TRE-CE, em Fortaleza nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27/1. Este é o primeiro encontro do CCORELB de 2023, e a Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará, como anfitriã, colabora para a realização desta edição do maior evento nacional no âmbito das CREs, que reúne corregedores(as) de TREs de todo o Brasil, juízes(as) auxiliares e servidores(as), além de integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de palestrantes.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), foi representado pelo vice-presidente e corregedor geral do TRE-PE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, e pela equipe da corregedoria. A equipe foi composta pelo coordenador de Assuntos Jurídicos e Correcionais, Sabino Lins; pela chefe do gabinete da Corregedoria, Fabiana Siqueira; e pela chefe da Seção de Inspeção, Cynthia Asfora.

O presidente do Colégio de Corregedores e vice-presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, agradeceu a hospitalidade cearense e destacou que “a ideia deste encontro é a troca de experiências e de informações. Tudo isso vai enriquecendo nossa atividade em prol do bem maior que é a Justiça Eleitoral”.

O vice-presidente do CCORELB e corregedor regional eleitoral do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, deu as boas-vindas aos(às) participantes. "É uma grande alegria recebê-los em nossa novíssima casa. Sintam as mais calorosas saudações do povo cearense". Relembrou o último encontro em Maceió em agosto de 2022, quando foi assumida a responsabilidade de realizar a reunião atual. “Um grande desafio que tomamos, mas sempre muito confiantes de que teríamos todas as condições de realizar um evento à altura da dignidade deste colegiado”.

O magistrado ressaltou todo o esforço da CRE cearense na realização do encontro. "Tudo foi pensado e planejado de modo que tivéssemos um encontro leve, descontraído, mas ao mesmo tempo rico em conteúdo e em troca de experiências de trabalho que nunca podem deixar de ser o foco e a prioridade de eventos como esse”.

Falou dos desafios da Justiça Eleitoral para este ano, como a retomada do atendimento biométrico, a necessidade de revisão da extensão das zonas eleitorais, a necessidade de fortalecimento dos quadros de servidores dos Regionais, a crescente preocupação com o cumprimento das metas de produtividade jurisdicional, dentre outros. "Temos muito o que avançar; temos muito o que discutir, a dialogar, e para isso, nada mais importante e apropriado do que reunir esta grande família que é a nossa Justiça Eleitoral.”

Neste primeiro dia, aconteceu a Reunião dos Representantes das Corregedorias. No período da manhã, a equipe da Corregedoria-Geral Eleitoral, liderada pela secretária da CGE, Roberta Maia Gresta, discutiu projetos da gestão atual da Corregedoria-Geral Eleitoral, envolvendo o cadastro eleitoral e os sistemas de atendimento ao eleitor, bem como as inspeções e atividades jurisdicionais.

Em seguida, o secretário da CRE do TRE-RS, Rafael Gonçalves Nunes, realizou apresentação sobre a gestão das ações de apoio e de cumprimento em processos do primeiro grau, uma prática adotada no Tribunal sul-rio-grandense. O servidor reiterou a "realidade sofrível" dos trabalhos dos cartórios eleitorais no interior, diante da sobrecarga que se apresenta. A partir disso, a prática apresentada “diz respeito a uma tentativa de minimizar essa sobrecarga de trabalho nos cartórios eleitorais do Rio Grande do Sul e a uma tentativa de ajudar na diminuição do acervo processual”. Rafael falou da criação de uma seção de apoio aos cartórios: a Seção Remota de Cumprimento e Apoio (Secap), um grupo de apoio que pudesse auxiliar os cartórios na execução dos trabalhos. “A gente tem que romper os limites geográficos, observadas e respeitadas todas as realidades de cada cartório.”

No período da tarde, houve momento para tira-dúvidas e sugestões. Ao final, foi realizada a foto oficial do primeiro dia do evento.

Encontro do CCORELB

Nesta sexta-feira, 27/1, acontece o segundo e último dia do 50º Encontro do CCORELB, com a Reunião de Corregedores. Durante o dia, será realizado o pronunciamento do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, além de palestras, entrega de medalhas, eleição da nova Diretoria do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil, bem como elaboração e assinatura da Carta de Fortaleza.

Confira a programação completa na página do encontro no portal do TRE-CE.

As fotos do primeiro dia do encontro podem ser acessadas e baixadas no perfil do TRE-CE no Flickr.

#PraTodoMundoVer

Fotografia retangular registrada na Sala de Sessões, que mostra a mesa composta, da esquerda para a direita: André Luiz, secretário da Corregedoria do TRE São Paulo; desembargador Silmar Fernandes, vice-presidente e corregedor do TRE-SP; desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, vice-presidente e corregedor do TRE-CE; e Pedro Bruno Trigueiro, secretário da Corregedoria do Ceará. Sobre as mesas, microfones, pequenos mastros com as bandeiras representativas de cada estado, taças e garrafas de água.

Via: TRE-CE

icone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido