TRE Pernambuco retoma feira agroecológica

Evento trouxe produtores autônomos de cooperativas e ONGs

Feira agroecológica do TRE-PE

Para marcar a Semana do Meio Ambiente, comemorada entre os dias 5 e 9 de junho, o TRE Pernambuco retomou, nesta quarta-feira (7), a realização da feira de produtos agroecológicos, que aconteceu no anexo do edifício-sede do tribunal. Além dos alimentos de origem orgânica, a feira contou com produtos e serviços sustentáveis como compostagem, adubos e fertilizantes naturais, plantas ornamentais, canecas, copos e canudos reutilizáveis, brechó, ecobags e vassouras ecológicas a partir da reutilização de garrafas PET. A iniciativa é da Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS).

A feirinha de orgânicos do tribunal, que acontecia desde 2014, foi interrompida durante o período da pandemia da Covid-19. Nesta retomada, para além da sustentabilidade ambiental, a feira também traz também um forte viés de inclusão social de seus participantes. É o caso da ONG Fábrica de Vassouras Ecológicas de Brasília Teimosa, que atende mulheres vítimas de violência. A educadora Carolina Patrícia dos Santos, coordenadora da entidade, explica que participar de feiras é uma maneira de estimular o trabalho das mulheres que fazem parte da ONG.

“A fábrica é um lugar de acolhimento e escuta dessas mulheres, que muitas vezes não tem o que comer em casa e sofrem ou sofreram com violência doméstica”, explicou. A produção da fábrica é realizada por nove mulheres hoje em dia, mas desde que foi fundada, há cinco anos, já atendeu mais de 50 mulheres, de acordo com Carolina Santos.

“Lá nós acolhemos, encaminhamos para locais de acompanhamento psicológico ou jurídico, se for o caso, e ajudamos essas mulheres a terem uma renda. Muitas vezes, sendo a única que elas têm para si e filhos”, completa a educadora. Toda a venda da produção vai diretamente para a mão dessas mulheres produtoras.

A Associação dos Produtores Rurais de Sítio Palmeira, que existe há pouco mais de 20 anos e que sempre fez parte da feira agroecológica do TRE Pernambuco, retorna à exposição semanal com produtos de agricultura familiar de Glória do Goitá (Zona da Mata). “Trazemos nossos produtos desde o começo da feira lá em 2014. Foi interrompido durante a pandemia e retornamos agora. Estamos animados com isso”, disse o produtor Amadeu de Sousa Vasconcelos.

Recomeço

A AGS informa que a feira agroecológica terá novamente edições semanais. Nesta retomada, a feira teve uma edição especial nesta quarta-feira. Mas a partir da próxima semana, as servidoras e os servidores do tribunal poderão usufruir da feira de orgânicos todas as quintas-feiras, das 8h às 14h, no anexo do edifício-sede.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido